Festival de Flamenco Lisboa 2011 abre hoje no Instituto Cervantes

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 14 set (Lusa) - O Festival de Flamenco 2011, que vai trazer Estrella Morente à capital portuguesa, é aberto hoje no Instituto Cervantes, em Lisboa. "Mulheres no Flamenco" é o tema desta edição.

A sessão tem início às 18:30 e conta com o diretor do Instituto Cervantes, José María Martín Valenzuela, do diretor do Festival, Francisco Carvajal, e de Beatriz Carrillo, presidente da Federação das Mulheres Ciganas da Andaluzia, que vai fazer uma intervenção sobre "A importância da mulher cigana no Flamenco".

A mostra de fotografia "Genio y figura" é dedicada ao cantor Enrique Morente, o inovador do flamenco falecido em 2010, e inclui trabalhos de Mário Pacheco, Ana Torralva, Miguel Ribeiro, Raúl Esteve, Diego Gallardo, Fernando Suarez, Alberto Garcia Alix, Miguel Valverde, Samina Calero.

O "prato forte" do Festival reside no entanto no concerto de Estrella Morente, no dia 15, quinta-feira, no Coliseu dos Recreios, e no espetáculo de flamenco, que se realiza na mesma sala de Lisboa, no dia 16, sexta-feira, com Maria Juncal, Esther Merino, Marta Chasqueira e Alejandra Gutkin.

Morente atuou pela primeira vez em Portugal em junho de 2007, na Casa da Música e, depois, no Centro Cultural de Belém. Este ano participou no Badasom, Festival de Fado e Flamenco de Badajoz, em que partilhou o cartaz com Joana Amendoeira e Dulce Pontes.

Maria Juncal, nascida em Las Palmas, na ilha Gran Canaria, aprendeu ballet e dança clássica com a tia-avó Trini Borrull, Esther Merino é cantora, nascida em Badajoz, em 1984, Marta Chasqueira fez formação na Escola Superior de Dança, e dedica-se totalmente ao flamenco.

Alejandra Gutkin, nascida em Santiago de Cuba, é bailarina de flamenco e reside em Lisboa.

À margem do festival realizar-se-ão ainda "workshops" sobre "A Linguagem do Flamenco", as Jornadas Gastronómicas e apresentar-se-ão curtas-metragens sobre a cultura flamenca, no Instituto Cervantes, em data a anunciar.

Tópicos
pub