Festival Literário de Macau anuncia nova direção executiva e de programação

por Lusa

Macau, China, 24 jun (Lusa) - O jornalista e escritor Carlos Morais José e a artista plástica Alice Kok vão integrar a direção do Festival Literário de Macau a partir da próxima edição, a oitava do Rota das Letras, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado, Carlos Morais José irá assumir funções como diretor de programação. Já Alice Kok, presidente da Associação Arts For All, irá ocupar o cargo de diretora executiva.

Em março último, o então diretor de programação do Festival Literário de Macau, Hélder Beja, anunciou que iria abandonar o cargo "imediatamente após o fim da sétima edição" do evento, uma decisão que atribuiu ao cancelamento da presença de três autores.

Em vésperas da última edição, que decorreu entre 10 e 25 de março, a organização do festival cancelou os convites a escritores por temer que fossem barrados à entrada do território.

"Não quisemos colocar os escritores na situação de não conseguirem entrar em Macau e decidimos cancelar o convite", explicou à Lusa, na altura, Hélder Beja, numa referência ao antigo agente dos serviços secretos norte-americanos (CIA) James Church, à sino-britânica Jung Chang e à coreana-norte-americana Suki Kim.

A organização explicou ter sido "informada oficiosamente" de que a presença destes autores não seria "oportuna".

Dias depois, Hélder Beja considerou não ter "condições para continuar" a ocupar o cargo.

A direção do Festival Literário de Macau, organizado desde 2011 pelo jornal Ponto Final, irá continuar a ser liderada pelo jornalista Ricardo Pinto, editor daquele jornal e coordenador do evento. O poeta Yao Jingming, chefe do Departamento de Estudos Portugueses da Universidade de Macau, prossegue no cargo de subdiretor.

A próxima edição do Festival Literário de Macau decorre entre 15 e 24 de março de 2019.

FST // JPS

Tópicos
pub