Fotógrafa García Rodero retrata realidade feminina da Índia em exposição em Aveiro

| Cultura

Uma seleção de 40 fotografias de Cristina García Rodero, dedicada às mulheres de Anantapur, uma das zonas mais pobres da Índia, está patente a partir de hoje e até 24 de julho no Rossio, em Aveiro.

A exposição, denominada "Terra de Sonhos" e integrada no programa "Arte na Rua", foi hoje inaugurada pelo presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, e pelo presidente honorário do BPI e curador da Fundação "la Caixa", Artur Santos Silva.

"Terra de Sonhos" reflete a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, considerada uma das zonas mais pobres da Índia.

Durante mês e meio, Cristina García Rodero visitou hospitais, centros de acolhimento de mulheres vítimas de violência, oficinas, escolas e casas, realizando fotografias que "dão voz a pessoas que são, muitas vezes, esquecidas".

Crianças, pessoas com deficiência, mães, camponesas, costureiras, noivas de diferentes religiões, professoras, enfermeiras e estudantes têm um papel de destaque no projeto de Garcia Rodero.

"A exposição entra no mais sensível e mágico do mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres em Anantapur, através de uma seleção de 40 imagens, que cativam pela sua qualidade de composição e de vivência, refere um texto alusivo da Fundação.

A exposição faz parte do programa "Arte na Rua", com que a Fundação "la Caixa" procura transformar o espaço público num museu ao ar livre e levar ao público o trabalho de artistas de renome internacional.

O programa "Arte na Rua" iniciou-se em Espanha em 2006 e, desde então, tem dado a conhecer ao público artistas de referência da modernidade, como Auguste Rodin ou Henry Moore, assim como artistas contemporâneos, como Manolo Valdés, Igor Mitoraj ou, mais recentemente, o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Cristina García Rodero nasceu em Puertollano (Ciudad Real) em 1949, licenciou-se em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid e foi a primeira espanhola a ser admitida na agência de fotojornalismo Magnum.

Na sua obra, destaca-se a "España oculta", que faz parte da Coleção "la Caixa" de Arte Contemporânea, tendo recebido alguns dos principais prémios de fotografia a nível mundial, como o World Press Photo, de 1993, e o National Photography Award, em 1996.

Tópicos:

Auguste Rodin, Aveiro Aveiro, Complutense, Cristina García Rodero, Câa, Manolo Valdés Igor Mitoraj, National Photography Award, Puertollano Ciudad, Rossio, World Press Photo,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.