Funeral do historiador realiza-se na segunda-feira em Santarém

por Lusa

O funeral do historiador Joaquim Veríssimo Serrão, que morreu na sexta-feira, realiza-se na segunda-feira, em Santarém, disse hoje à Lusa uma fonte da família.

De acordo com a mesma fonte, o velório do historiador irá decorrer a partir das 09:30, na igreja da Piedade de Santarém, com missa de corpo presente às 10:00.

O funeral de Joaquim Veríssimo Serrão realizar-se-á às 11:30, no cemitério de Santarém, mas será reservado a familiares, devido às regras em vigor devido à pandemia de covid-19.

O historiador Joaquim Veríssimo Serrão, de 95 anos, foi autor de uma vasta obra historiográfica.

O foco da investigação histórica de Veríssimo Serrão foi a participação dos humanistas portugueses na cultura europeia do século XVI, a história local, com particular atenção por Santarém, concelho de onde era natural, a formação do Brasil, a questão epistemológica da historiografia portuguesa, alguns personagens que se destacaram na vida política portuguesa nas últimas décadas do Antigo Regime (século XVIII) e o início do Liberalismo (século XIX).

Nascido em Tremês, no Ribatejo, em 08 de julho de 1925, Joaquim Veríssimo Serrão licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1948.

Desde 1975 até 2006 presidiu à Academia Portuguesa da História.

Joaquim Veríssimo Serrão foi sócio de mérito, membro honorário e correspondente de inúmeras sociedades científicas, portuguesas e estrangeiras, tendo recebido diferentes distinções, condecorações e prémios, bem como doutoramentos "honoris causa" por universidades francesas, espanholas e portuguesas.

Tópicos
pub