Guia de projetos de Álvaro Siza Vieira, construídos em Portugal, lançado em abril

por Lusa

O livro "Guia de Arquitetura Álvaro Siza: Projetos Construídos em Portugal", que percorre a obra do arquiteto desde 1950 até à atualidade, vai ser lançado pela A+A Books a 06 de abril, em Lisboa, anunciou hoje a editora.

De acordo com a A+A Books, o lançamento da obra, em edição bilingue (português e inglês) terá lugar na Galeria Millennium, às 18:30, e será apresentada pelo arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

Será também inaugurada, no mesmo espaço, a exposição de fotografia "A Pressão da Luz - Álvaro Siza por Nuno Cera", que completa o trabalho editorial no qual Nuno Cera participa, e que estará patente até 26 de maio.

Esta edição inédita sobre as obras construídas em Portugal, segundo projetos de Álvaro Siza, galardoado com o Prémio Pritzker em 1992, e acompanha o percurso desde as suas primeiras obras, quando foi reconhecido como um arquiteto que seguia uma via ainda pouco explorada no contexto do Movimento Moderno.

A visão de Álvaro Siza "implicava uma vontade de forma e um entendimento global da obra em si e com a sua envolvente, antes menos valorizadas", sublinha a editora, num comunicado.

"O seu método, baseado no desenho de observação e de criação das formas/espaços, tornou-se célebre também pela qualidade do traço e pelo modo de ver que significam, demonstrando os caminhos construtivos, estéticos e éticos que o arquiteto tem trilhado", acrescenta.

O guia contém um roteiro de todas as obras construídas no país, selecionadas pelo próprio arquiteto, e apresentadas em fichas informativas com textos e desenhos, acompanhados por algumas fotografias de época, havendo, sobrepostas, fotografias a cores da autoria de Nuno Cera.

Nascido em Matosinhos, Álvaro Siza Vieira estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde foi professor, e criou em Portugal obras emblemáticas como, entre outras, o Pavilhão de Portugal, e a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruída depois do incêndio de 1988, e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

O livro tem coordenação editorial de Maria Melo e Michel Toussaint, coordenação geral de Maria Melo, pesquisa e produção de Luís Filipe Fernandes, e contou ainda com a colaboração de Ana Luísa Ferreira, Joana Carneiro, Matilde Ramos, tradução de Isabel Azevedo Rodrigues, e design gráfico de Pedro Rufino.

A iniciativa obteve o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp.

Tópicos
pub