Hugo Ferreira é o único português no Festival Internacional de Guitarra Tübingen

por Lusa

O guitarrista Hugo Ferreira é o único português na final do concurso do Festival Internacional de Guitarra Tübingen, que se realiza no dia 10 de novembro, na Alemanha.

Hugo Ferreira, de 24 anos, é natural de Leiria e foi selecionado para o concurso dedicado ao compositor mexicano Manuel Ponce, juntamente com intérpretes da Coreia do Sul, Reino Unido, Israel, Tailândia, Alemanha, China e Sérvia.

Atualmente a terminar o mestrado em música na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha, o guitarrista encara a participação no concurso com expectativas elevadas.

"Por um lado, há uma vontade e, de certo modo, uma pressão enorme em conseguir o melhor resultado possível. Por outro, sei que o resultado do concurso se deverá aos 20 minutos em que vou tocar para o júri na prova final e que durante esses 20 minutos podem sempre acontecer falhas com as quais não contava", disse à agência Lusa.

Para o músico, o período de preparação para o concurso, no qual, assume, é "bastante mais crítico" consigo mesmo, revela-se, em si, como "um benefício" para além de um eventual prémio.

A seleção de Hugo Ferreira para o concurso do Festival Internacional de Tübingen surge num contexto em que Portugal "está muito bem cotado internacionalmente a nível de guitarristas".

"Basta observar as classes de guitarra das mais prestigiadas universidades europeias e constatar a quantidade de portugueses que integram as mesmas, alguns dos quais bastante reconhecidos", nota o músico.

Esse facto, acrescenta, deve-se "aos bons pedagogos de guitarra que temos no nosso país e à quantidade de festivais dedicados ao instrumento que têm surgido nos últimos anos".

Hugo Ferreira venceu já os primeiros prémios do II Concurso Internacional de Guitarra "Cidade de Guimarães", VI Concurso Nacional de Leiria e do Concurso Jovens Talentos do Orfeão de Leiria, onde iniciou os estudos em guitarra. Posteriormente, estou a nível superior em Vigo, Espanha, com a guitarrista Margarita Escarpa.

Tópicos
pub