Interdição a menores de 18 anos de algumas fotos de Mapplethorpe "é inaceitável"

por Lusa

Lisboa, 16 out (Lusa) - O diretor artístico de Serralves, responsável pela organização da exposição de Mapplethorpe, João Ribas, considerou "inaceitável" a interdição a menores de 18 anos de uma sala, justificando esta como um dos motivos da sua demissão.

Em causa está a "alteração" da sinalética à entrada de uma sala com fotografias de caráter mais explícito ou gráfico, que alertava para esse conteúdo, para uma de total interdição a menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos pais.

"A exigência de incluir a referência aos 18 anos para tornar a sala interdita, parece-me inaceitável. Temos 20 anos de prática, em que houve outros conteúdos gráficos e explícitos com esta sinalética, usada em outras partes do mundo", afirmou.

Esta sinalética referida pelo responsável, que deveria ser colocada à entrada da sala ou na zona de transição entre os espaços, avisava para a existência de conteúdos explícitos.

João Ribas acrescentou ainda que também estava previsto a existência de um assistente de sala, além da sinalética que alertava para os pais ou adultos que acompanhavam os menores.

"O que acontece sempre é um aviso sensato na entrada ou na transição entre os espaços desses conteúdos que alertam e permitem ao público escolher, com um aviso e assistente de sala. A sinalética não limitava a faixa etária, alertava para conteúdos", frisou.

"Não entendi e achei de mau gosto interditar", o que significava que nem acompanhado de um adulto os menores de 18 anos poderiam entrar na sala".

João Ribas lembrou que inclusivamente já houve sexo explícito em exposições e não houve esta proibição.

O responsável afirmou ainda que pensa numa "exposição aberta a todos e questiona: "Um jovem de 15 anos que tem acesso a tudo na internet não pode ir assistir a uma exposição de Mapplethorpe acompanhado do seu pai?".

João Ribas salientou ainda aos deputados que é "demissionário num quadro de resistência a um cenário" que considera "intolerável".

Tópicos
pub