"Jazz no Inverno" cancelado por falta de dinheiro

por Agência LUSA

A falta de apoios financeiros obrigou ao cancelamento da 10ª edição do festival internacional "Jazz no Inverno", que deveria decorrer em Faro entre 3 e 11 de Dezembro, informou hoje fonte da organização.

Durante nove anos consecutivos a capital algarvia acolheu o evento, organizado pela Associação Filarmónica de Faro (AFF) e que recebeu o nome de "Jazz no Inverno" por ter sido durante muitos anos o único em Portugal que promovia o jazz na época do frio.

Em comunicado, a direcção da AFF afirma que enviou "atempadamente", no ano passado, o anteprojecto do certame a várias entidades públicas e privadas para obter apoios no montante de 120 mil euros.

A estrutura da "Faro 2005" comprometeu-se a financiar o evento com 25 mil euros, pagamento que seria efectuado após a realização do festival e com o mínimo de dois meses de espera.

Contudo, em finais de Junho a organização do festival contava apenas com promessas de apoio no valor de 45 mil euros, menos de metade do valor estimado como necessário, o que obrigou ao cancelamento do festival.

"É irónico que no ano da capital da cultura em Faro tal aconteça, mas é desta forma que um evento com o prestígio do festival de Jazz de Faro vê o seu desfecho", lamenta a direcção.

Por outro lado, a AFF diz ter sido "surpreendida" com a impossibilidade de realizar os concertos na sala do Teatro Lethes na data pretendida e previamente estabelecida.

O director artístico desde a 1ª edição do festival, o músico Zé Eduardo, acabaria por ser "obrigado a demitir-se" na impossibilidade de "garantir um cartaz digno de um evento inserido numa capital nacional da cultura".

Na edição do ano passado o evento trouxe à capital algarvia músicos como Bernardo Sassetti e o trio norte-americano do acordeonista Will Holshouser.

"Fica desta forma o panorama cultural da região, a nosso ver mais pobre, e esperando por melhores dias", conclui a direcção.


pub