Joana da Conceição vence Prémio Anteciparte 2005

por Agência LUSA

O Grande Prémio Anteciparte 2005 foi hoje atribuído à jovem licenciada em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto Joana da Conceição.

A artista plástica foi das 11 seleccionadas para esta feira de arte, tendo apresentado vários trabalhos, entre eles uma instalação e telas com técnica mista.

Ao anunciar o prémio, o presidente do Millennium BCP, Paulo Teixeira Pinto, sublinhou que Joana da Conceição era uma "primus inter pares" (primeira entre os primeiros), tendo destacado entre os outros finalistas.

Mais de 200 artistas candidataram-se ao galardão patrocinado por aquele banco.

O prémio é constituído por uma viagem a Nova Iorque que inclui um programa de entrevistas com personalidades do meio artístico, nomeadamente directores de galerias e museus, e visitas a diferentes museus.

Joana da Conceição licenciou-se pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2004, e no ano anterior bolseira do programa Erasmus numa escola de artes em Dresden, Alemanha.

Além da Anteciparte, a pintora esteve representada em duas outras exposições colectivas, realizadas no Porto e em Guimarães.

pub