Língua Franca e António Zambujo nomeados para prémios Grammy Latino

por Lusa

O álbum "Até pensei que fosse minha", de António Zambujo, e um tema do projeto luso-brasileiro Língua Franca são candidatos aos prémios Grammy Latino, segundo a lista de nomeados revelada hoje pela organização.

"Até pensei que fosse minha", o disco em que António Zambujo recria canções de Chico Buarque, está nomeado para o Grammy Latino de "Melhor álbum de música popular brasileira".

O álbum apresenta 16 canções de vários períodos da carreira de Chico Buarque, de "Morena dos olhos d`água" a "João e Maria" e "Valsinha", numa escolha sentimental, como contou António Zambujo à Lusa quando o disco saiu no outono de 2016.

Para os Grammy Latino está também nomeada - na categoria "Melhor canção urbana" - a música "A chapa é quente!", escrita por Emicida e Rael no projeto de hip-hop luso-brasileiro Língua Franca, do qual fazem ainda parte os portugueses Capicua e Valete.

O coletivo editou um álbum, homónimo, em maio passado com produção do português Fred Ferreira e dos brasileiros Kassin e Nave.

"A língua, a música (o rap especificamente), e esse posicionamento, essa militância, essa missão, acabam por fazer com que sejamos quatro rappers que temos muito em comum e isso nota-se no disco e na forma como a mistura dos quatro resultou numa coisa tão especial", afirmou a `rapper` Capicua à Lusa em maio.

De acordo com a lista de nomeados, a edição deste ano dos Grammy Latino é liderada pelo artista porto-riquenho Residente, com nove nomeações.

Considerados os prémios mais importantes da música latina, os Grammy Latinos serão entregues a 16 de novembro em Las Vegas, Estados Unidos.

Em 2014, a organização atribuiu um Grammy Latino de Carreira ao fadista Carlos do Carmo.

Tópicos
pub