Lisboa acolhe a partir de hoje Festival de Cinema Argentino

por Lusa

Lisboa, 29 jun (Lusa) - O filme "Paulina", segunda longa-metragem do realizador Santiago Mitre, abre hoje o segundo Festival de Cinema Argentino (AR), no cinema São Jorge, em Lisboa.

O festival traça um panorama da mais recente cinematografia argentina, com dez longas-metragens, inéditas em sala em Portugal, e quatro curtas-metragens. A abertura dá-se com o `thriller` "Paulina", premiado este ano em Cannes e em San Sebastian.

Até 03 de julho, a organização destaca ainda outros filmes, nos quais se destacam desempenhos femininos, como "Paula", de Eugénio Canevari, e "La mujer de los perros", de Verónica Llinás e Laura Citarella. São "retratos precisos e desafiadores que caminham por entre dilemas éticos, mandatos sociais e marginalidade", lê-se na programação.

Entre as longas-metragens selecionadas há dois documentários: "Cuerpo de letra", de Julián D`Angiolillo, sobre os que se dedicam a escrever palavras de ordem e a pintar murais de campanhas eleitorais, e "327 Cuadernos", de Andrés di Tella, sobre o escritor Ricardo Piglia, a partir dos diários do autor.

Este festival é uma das faces visíveis da associação luso-argentina VaiVem, apostada nos últimos anos em criar pontes entre Portugal e a Argentina através do cinema e das artes audiovisuais.

Além do festival AR, a associação, que opera também no Brasil e noutros países da América do Sul, já organizou a "Semana de Cine Portugués", no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires, e ajudou à distribuição de filmes independentes e fora do circuito comercial.

Tópicos
pub