Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Mais de uma centena de filmes no festival We Are One no Youtube

por Lusa

Mais de cem filmes, selecionados por alguns dos mais importantes festivais de cinema, vão ser exibidos a partir de sexta-feira de forma gratuita no festival We Are One, na plataforma Youtube.

De acordo com a programação hoje anunciada, entre os filmes selecionados estão, por exemplo, o filme coletivo "As pontes de Sarajevo", que conta com a participação da realizadora Teresa Villaverde, o documentário cabo-verdiano "Kmêdeus", de Nuno Miranda, e a curta "Occidente", da autora brasileira Ana Vaz.

Há documentários, curtas e longas de ficção, algumas estreias, e a recuperação de várias conversas gravadas por alguns festivais, nomeadamente a que juntou em 2019 no Festival de Tribeca os realizadores Francis Ford Coppola e Steven Soderbergh, e uma conversa com o mexicano Guillermo del Toro acolhida em 2018 no festival de cinema de Marraquexe.

Tendo o Youtube como anfitrião, a programação do festival foi coordenada pelo festival de Tribeca (Estados Unidos) em parceria com 21 festivais de cinema de todo o mundo, entre os quais os de Cannes, Annecy, Sundance, Roterdão, Veneza, Locarno, Karlovy Vary, San Sebastian, Macau e Tóquio.

O festival acontece num contexto de pandemia da covid-19, que afetou, de forma global, a atividade da indústria cinematográfica, na produção, na distribuição, no mercado de negócios e na exibição, com o encerramento de todas as salas de cinema e adiamento de vários festivais.

Embora o festival seja de acesso gratuito, a organização apela aos espetadores a fazerem donativos para várias organizações internacionais que têm lidado com a pandemia da covid-19, nomeadamente a Organização Mundial da Saúde e os Médicos Sem Fronteiras.

O festival terminará a 07 de junho.

 

 

Tópicos
pub