Mais de uma dezena de peças em palco na Mostra de Teatro Amador de Valongo

por Lusa

Valongo, Porto, 28 mar (Lusa) - Valongo acolhe até dia 20 de maio uma Mostra de Teatro Amador que terá em palco mais de uma dezena de peças de associações concelhias que primam por uma "entrega incondicional à arte teatral", indicou hoje a Câmara local.

"A Mostra de Teatro Amador é uma das atividades permanentes de maior importância na programação cultural do Município de Valongo, realizada com o objetivo de valorizar e dar a conhecer ao maior número possível de pessoas o trabalho dos grupos de teatro do concelho", refere o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Em jeito de convite para este evento, o autarca destaca a "entrega incondicional à arte teatral", apontando que esta tem "permitido manter viva uma tradição de longos anos no concelho".

"Não basta ter sido bom quando deixar o mundo. É preciso deixar o mundo melhor", lê-se no folheto que descreve a edição deste ano da Mostra de Teatro Amador de Valongo, distrito do Porto, citando o dramaturgo, poeta e encenador alemão Bertolt Brecht.

O evento teve início segunda-feira, Dia Mundial do Teatro, com a exibição da peça "A Casa de Bernarda Alba" pelo ENTREtanto TEATRO no Fórum de Ermesinde, uma das duas salas de espetáculos que recebe exibições este ano, somando-se a Sala das Artes do Fórum Vallis Longus, no centro do concelho.

Na sexta-feira sobe ao palco "Um conto do mar" pelo Teatro Amador Suzanense, enquanto no domingo o Grupo Dramático e Musical de Campo apresenta 2ª falecida deixou a coisa".

No dia 07 de abril, caberá ao vencedor do Concurso Nacional de Teatro, o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta colocar em cena "Palco de Babel". E no dia seguinte a Sabor a Teatro - Associação Cultural sobe ao palco "Medeias".

A 21 de abril é a vez da peça "É hoje" da Cabeças no Ar e Pés na Terra - Associação Cultural Batatas com Salsichas, seguindo-se, a 22, "Saltos e Saltas" do Grupo Cénico São Vicente de Alfena.

"O último bom malandro" da Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balselhas, bem como "António Aleixo, catedrático da vida" do Rotary Clube de Valongo/Universidade Sénior estreiam a 28 e 29 de abril.

Em maio, dia 05, atua a Associação Cultural e Recreativa Vallis Longus com "Enquanto ela não aparece" e no dia seguinte é a vez de "Amor às três pancadas" da Associação Cultural e Recreativa Fora d`Horas, enquanto o dia 13 está reservado para a Associação Académica e Cultural de Ermesinde Casca de Nós com "Crise a quanto obrigas!".

A Mostra de Teatro Amador de Valongo, que encerra a 20 de maio, serve, refere comunicado camarário também "para incentivar as associações que integram o programa a apostarem cada vez mais na qualidade das peças".

Assim, pelo quarto ano consecutivo o evento conta com um júri de atores profissionais que avaliará as categorias melhor espetáculo de teatro, melhor ator, melhor atriz, melhor luminotecnia, melhor figurino, melhor cenografia, melhor encenação e melhor música/sonoplastia e será atribuído um troféu por cada categoria, no dia de encerramento.

Tópicos
pub