Mapa ilustrado da cultura do vinho vence concurso de ideias em Anadia

| Cultura

O "Mapa Ilustrado de Anadia - Um guia cultural vitivinícola" venceu a terceira edição do "Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho" promovido pela Câmara Municipal de Anadia, foi hoje revelado.

O projeto vencedor é da autoria dos anadienses Ricardo Portovedo Cruz, Rita Félix Raposo e Pedro Veiga, que vão receber um prémio de 2.500 euros, a que acresce idêntico valor convertido em serviços na Incubadora de Anadia, durante o período de um ano.

Através de diversos mapas, o projeto estabelece pequenas rotas em cada freguesia, aproveitando as já existentes e criando e homologando novos percursos, com a ilustração dos seus pontos de interesse.

As rotas a definir serão cicláveis e pedonais e deverão passar obrigatoriamente pelas quintas e adegas, já que o objetivo, como lembra a autarquia presidida por Teresa Cardoso, "é a promoção do enoturismo, da gastronomia, do turismo de natureza e da cultura do concelho".

Os mapas serão editados em suporte papel, numa primeira versão, sendo posteriormente lançada uma versão para `smartphone`, `tablet` com ligação à internet e redes sociais.

Os promotores pretendem fazer a apresentação da primeira fase do projeto na edição 2018 da Feira da Vinha e do Vinho, no âmbito da marca Anadia Capital do Espumante, com início a 22 de junho e encerramento a 01 de julho.

"O Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócios em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas ou apoiar o desenvolvimento de novos produtos e serviços com viabilidade de implementação e sucesso no concelho de Anadia, centrados no setor da vinha e do vinho", resume a autarquia.

Anadia aprovou no início do ano um conjunto de medidas e mecanismos concretos de apoio e de incentivo à atividade empresarial no concelho, "visando atrair empreendedores e investimento, e apoiar o tecido empresarial instalado, à luz das orientações estratégicas descritas no Programa "Invest em Anadia".

O município pretende gerar dinâmica e atrair investimento, "sobretudo investimento que se traduza em emprego, nas diversas áreas estratégicas para o concelho, nomeadamente a vitivinicultura e enologia, mobilidade suave, desporto, ambiente, saúde e bem-estar, cerâmica, tecnologias da informação e comunicação e, ainda, os setores agrícola e florestal".

Tópicos:

Anadia Anadia Aveiro, Incubadora,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma semana após a extinção do incêndio de Monchique, a televisão pública esteve no barlavento algarvio com uma emissão especial sobre o cíclico flagelo dos incêndios e as alterações climáticas.

    Fãs de Aretha Franklin homenagearam a icónica cantora norte-americana em várias cidades dos Estados Unidos. A rainha da Soul morreu na manhã de quinta-feira na sua casa em Detroit.

      Uma parte central da Ponte Morandi, em Génova, Itália, desabou na manhã de terça-feira durante uma tempestade. Morreram dezenas de pessoas.

        Há uma nova rota turística pela cidade de Lisboa, baseada em memórias de lisboetas mais antigos. São beneficiários da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.