Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Máscaras. Um utensílio histórico em exposição no Museu da Farmácia

por Antena 1

Foto: Museu da Farmácia/DR

As máscaras são as estrelas de uma exposição que é hoje inaugurada no Museu da Farmácia, em Lisboa. Um utensílio que os seres humanos utilizam quase desde sempre, quando existe a necessidade de se protegerem.

A mostra já esteve acessível ao público através da internet, com mais de 8500 visitas online. Agora o curador Gonçalo Magano diz à Antena 1 que quem quiser vai poder observar in loco esta exposição de máscaras, desde que traga a própria máscara de proteção, devido à Covid-19.

Esta exposição no Museu da Farmácia tem um total de 14 máscaras, mantendo a preocupação em representar a diversidade cultural de quatro continentes.

Um dos destaques é a máscara de uma pandemia de outros tempos, criada para proteger os médicos da peste negra. Um pano preto cobre a pessoa da cabeça aos pés.

Na zona do nariz sobressai um cone de madeira. O curador do Museu de Farmácia diz que é uma espécie de bico comprido onde eram colocadas ervas aromáticas e palha.

A exposição é esta terça-feira inaugurada em Lisboa e vai estar aberta sete dias por semana, das 10h00 às 19h00.

Para ver esta exposição no Museu da Farmácia em Lisboa é obrigatório o uso de máscara e o respeito pelas normas das autoridades de saúde, como desinfecção das mãos e o distanciamento social.
pub