Morreu o autor espanhol de BD Julio Ribera, criador d`"O Vagabundo dos Limbos"

| Cultura

Cognin, França - O autor espanhol de banda desenhada Julio Ribera, 91 anos, morreu hoje em sua casa, em Cognin, na região francesa de Saboia, onde morava, informou a sua família à agência francesa de notícias.

Julio Ribera foi o criador da série de BD de ficção científica "O Vagabundo dos Limbos", que contava com textos de Christian Godard, e foi publicada originalmente em Portugal pela Meribérica/Líder.

Em 2008, Ribera foi um dos convidados de honra do festival Amadora BD.

Ribera foi colaborador durante décadas da revista francesa Pilote (1959-1989), de banda desenhada, onde criou a personagem Dracurella.

Nascido em março de 1927, numa família republicana de Barcelone, Julio Ribera iniciou a carreira em Espagne, antes de se exilar em França, onde se fixou em 1954, durante a ditadura espanhola de Francisco Franco.

Os primeiros anos da ditadura espanhola e o refúgio posterior em Paris, deram origem à série autobiográfica de BD "Montserrat", "Jeunesse bafouée" e "Paris liberté".

Tópicos:

BD Montserrat Jeunesse, Barcelone, Dracurella Nascido, Ribera, Vagabundo Limbos Cognin,

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.