"Mr. Wollogallu", de Carlos Trindade e Nuno Canavarro, reeditado 27 anos depois

por Lusa

Lisboa, 28 nov (Lusa) - O álbum "Mr. Wollogallu", de Carlos Maria Trindade e Nuno Canavarro, um trabalho "entre o acústico e a eletrónica", é reeditado pela editora catalã Urpa i musell, no início de 2018, 27 anos depois da sua edição original.

"Amamos o disco. Achamo-lo algo misterioso e não percebemos porque é que ainda não tinha sido já reeditado", contou à agência Lusa Ignasi Molina, da editora sediada em Barcelona.

Para o responsável, o disco, editado em 1991, é algo "peculiar", tendo sido gravado "num momento muito específico, entre o analógico e o digital".

No trabalho, surgem "paisagens sofisticadas e aventurosas", numa "alquimia" de sons acústicos e eletrónicos, utilizando "técnicas que eram nada comuns para aquela altura", sublinha a editora.

Segundo Ignasi Molina, o disco surgiu já depois de a editora conhecer "Plux Quba", de Nuno Canavarro, sendo que o facto de serem também proprietários de uma loja de discos em Barcelona facilita o "encontro" com discos menos usuais - a edição original de "Mr Wollogallu" pode chegar a custar 200 a 300 euros.

De acordo com a editora, o álbum começou a ser desenhado num estúdio caseiro, na primeira metade de 1990, com os dois artistas a desempenharem um papel ativo em todas as faixas, apesar de o lado A ser creditado a Carlos Maria Trindade e o lado B a Nuno Canavarro.

"Foi uma obra à frente do seu tempo, difícil e difusa, um [trabalho] que precisaria de vários anos para ser mais amplamente aceite", explica a Urpa i musell.

O álbum foi editado pela primeira vez em 1991, pela União Lisboa, sendo o único disco de colaboração entre os dois músicos, que tinham vindo da cena pop rock portuguesa dos anos de 1980.

Carlos Maria Trindade fez parte do Corpo Diplomático e dos Heróis do Mar, tendo posteriormente participado nos Madredeus.

Já Nuno Canavarro, antes de "Mr. Wollogallu", tinha tocado nos Street Kids, tendo laçado o famoso álbum a solo "Plux Quba", em 1988, considerado um marco da música eletrónica e experimental portuguesa.

A reedição é lançada a 16 de janeiro de 2018, com distribuição de mil exemplares para todo o mundo.

Tópicos
pub