Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Museu de Misericórdia do Porto recebe exposições de peças únicas

por Lusa

Porto, 20 mai (Lusa) -- O Museu da Misericórdia do Porto vai receber exposições de peças únicas, no âmbito de um protocolo com a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), iniciando-se com a da escultura "Virgem da Misericórdia" patente entre hoje e 03 de julho.

A diretora geral da DGPC, Paula Silva, disse hoje, na cerimónia de assinatura do protocolo, que os museus não podem ser estruturas estáticas e que se limitam a mostrar aquilo que têm, mas tem de ter atividade.

"Este momento é de particular significado para o Museu da Misericórdia porque é uma forma de enriquecer o património cultural", disse o provedor da Santa Casa do Porto, António Tavares.

No âmbito deste protocolo, o Museu da Misericórdia vai ter patente em exposição, entre hoje e 03 de julho, a escultura de calcário em alto-relevo com vestígios de policromia "Virgem da Misericórdia", da autoria de João de Ruão e datada de 1550.

A escultura, placa retangular de calcário esculpida em alto-relevo, é classificada como Tesouro Nacional e pertence ao acervo do Museu Nacional Machado de Castro, de Coimbra.

Paula Silva salientou que esta peça vai enriquecer o Museu da Misericórdia e torna-lo mais atrativo.

"Estes protocolos são fundamentais para que os museus sejam institutos de cultura e contribuam para o nosso desenvolvimento mental e social", frisou.

Já o provedor da Misericórdia disse também estar disponível para desenvolver esta parceria e lhe acrescentar mais valor.

O Museu da Misericórdia do Porto, inaugurado a 15 de julho de 2015 e que recebe uma média de 85 a 100 visitantes por dia, reúne pinturas, paramentos, esculturas, peças de ourivesaria, documentos de mais de 500 anos de história e o quadro de Josefa de Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", adquirido num leilão da Sotheby`s, em Nova Iorque, por 250 mil dólares (228 mil euros).

O museu, que mostra ao público o património da Misericórdia do Porto, recebido por herança ou por aquisições, integra a rede europeia de museus.

António Tavares lembrou que o Museu da Misericórdia está ligado aos Clérigos e Palácio da Bolsa através de um bilhete único que, por 11 euros, permite a visita aos três espaços.

Tópicos
pub