Museus nacionais abrem portas em Dia Internacional

por Lusa
Visitar os museus é ficarmos a conhecer melhor as nossas origens D.R.

Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar esta quarta-feira o Dia Internacional dos Museus, com espetáculos de teatro, dança, concertos, oficinas, palestras e lançamento de livros pelo país.

Este ano, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do evento a nível mundial, é "O Poder dos Museus" e visa demonstrar o impacto positivo destes espaços culturais, num mundo em mudança, quando o impacto económico, político e social da guerra na Ucrânia se junta aos efeitos da pandemia da covid-19.

Em Portugal, dezenas de entidades e concelhos do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira respondem anualmente ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para esta data, que passaram a ter uma oferta presencial e "online".

Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas, na maioria gratuitas, para todos os públicos, compõem um programa geral que soma centenas de atividades em todo o país.

pub