Nas novas inscrições da Unesco está um jardim brasileiro

por Carla Quirino - RTP
Brasil. Sítio Roberto Burle Marx Diego Rodriguez Crescêncio © Iphan / SRBM

O Sítio do Roberto Burle Marx é o primeiro jardim tropical moderno a ser inscrito na Lista do Património Mundial. Nesta semana, o Passeio do Prado e o Parque do Retiro, em Espanha, juntamente com Paisagem de Ardósia no País de Gales e o complexo arqueológico de Chankillo, no Perú, também receberam o reconhecimento universal. A 44ª sessão do Comité do Património Mundial para escolher quem incorpora a Lista dos novos sítios de 2021 decorre até hoje.

O arquiteto paisagista Roberto Burle Marx adquiriu a propriedade em 1949, a oeste do Rio de Janeiro, para desenvolver uma "obra de arte viva". Idealizou um espaço onde reuniu uma coleção de 3500 espécies da flora tropical e sub-tropical brasileira. Este jardim é caracterizado por arranjos arquitetónicos de plantas, organizadas de forma a criar contrastes de cores. 

Marx, desde cedo, baseou a conceção do local em princípios ecológicos e preservação ambiental. Morreu em 1994. Em 2021, este "laboratório paisagístico" recebe o reconhecimento máximo como Património da Humanidade.
O Parque do Retiro e o Passeio do Prado, no centro de Madrid, passam também a figurar na Lista da Unesco. A área de 200 hectares idealizada no séc. XVIII, no período absolutista esclarecido, desenvolveu um novo conceito de espaço urbano. Entre os grandes jardins e lagos, figuram diversas construções como o Palácio Buen Retiro do séc. XVII.
Juan Medina - Reuters

O sítio arqueológico Chankillo situa-se a norte do Perú, no Vale do Casma. Foi construído há cerca de 2250 anos e constitui um complexo de construções com alinhamentos precisos para observação astronómica.
 
Entre templos fortificados, estão 13 torres cúbicas erguidas na crista da colina representando um marcador na paisagem. Provavelmente dedicado ao culto solar, o sítio demonstra ser inovador à época, por usar o ciclo solar e um horizonte artificial para marcar os solstícios, os equinócios e todas as outras datas do ano com uma precisão de 1-2 dias.
Municipalidad Provincial de Casma © IDARQ

A paisagem de ardósia do noroeste do País de Gales documenta extração e a mineração que ocorreu durante a Revolução Industrial durante o séc.XIX. As montanhas e os vales do maciço de Snowdonforam foram remodeladas pelos processos de exploração e diz-se que a ardósia das pedreiras de Gales cobriram o mundo de 1800 por ter sido exportada para todos os recantos do planeta.

Tópicos
pub