Norte-americano iLLspokinn cria projeto Kriolo! em busca da identidade em Cabo Verde

por Lusa

O MC norte-americano Corey Lima, conhecido pelo nome artístico iLLspokinn, inicia em janeiro as gravações do álbum e documentário "Kriolo!", um projeto financiado através de crowdfunding que irá explorar as suas raízes em Cabo Verde.

Em parceria com o produtor Zajazza e o realizador Paul Bourdrel, a "expedição artística" vai arrancar na cidade da Praia com a participação de músicos locais, disse à Lusa Corey Lima, que se identifica como "MC, educador e DJ".

O documentário será sobre a descoberta da identidade do músico e "o que Cabo Verde significa", depois de duas viagens ao arquipélago que "mudaram" a sua vida.

"Kriolo!" recebeu financiamento de 177 apoiantes na plataforma de crowdfunding KissKissBankBank, angariando um total de 8.585 euros, ou 107% do montante que os promotores do projeto pediam. O próximo passo é tentar patrocínios para cobrir despesas de deslocação e estadia, já que o financiamento conseguido é "um terço" do que o álbum e documentário deverão custar.

"Isto será um álbum musical entre Nova Iorque e África Ocidental, que será hip hop porque eu vou fazer rap", explicou iLLspokinn. O trabalho incluirá músicos cabo verdianos "reconhecidos", mas o MC disse que pretende privilegiar as "ligações naturais" e vai incluir "samples" da música local tocada ao vivo.

Uma das prioridades é que o trabalho seja "o mais natural possível" e isso influenciará a sua capacidade de introduzir expressões crioulas nas composições. O músico refere que precisa de um tutor porque não quer "atirar umas palavras" de forma forçada.

Neto de um cabo-verdiano, o músico residente em Nova Iorque teve a ideia para o projeto depois de participar num painel sobre artistas independentes na Atlantic Music Expo 2018, uma conferência anual da indústria que se realiza na cidade da Praia e onde iLLspokinn já tinha participado em 2016.

Nessa altura, o artista fez um diário em vídeo do seu primeiro contacto com Cabo Verde, depois de vários anos a "querer saber mais" sobre a sua herança genética junto de familiares que tinham passado tempo nas ilhas. "Quis descobrir mais, comecei a ler livros e tornou-se muito intrigante encontrar paralelos entre aquilo por que eu estava a passar e muitas das histórias", explicou.

A sua experiência ao crescer nos Estados Unidos foi de "rejeição" na comunidade cabo-verdiana - conta - por "ter a pele muito escura" e "não falar a língua". "Kriolo!" irá explorar essa vertente pessoal de busca de identidade e "a magia" que encontrou quando chegou a Cabo Verde, onde lhe disseram "bem-vindo a casa".

"Em parte é egoísta, tenho muita coisa a dizer", considerou o artista. A sua intenção é usar a plataforma para "incentivar esta conversa nas gerações mais novas que estão a enfrentar a mesma coisa".

Os três promotores apontam para uma data de lançamento no outono de 2019, a que se seguirá uma tour com atuações ao vivo. "Quero levar isto a todo o mundo", adiantou o músico, frisando que "há comunidades cabo-verdianas em todo o lado".

O formato desta digressão vai incluir workshops durante o dia, continuando um trabalho que iLLspokinn já vem fazendo com a organização de formações sobre música e como falar em público.

O documentário servirá ainda para mostrar a cultura de Cabo Verde, que iLLspokinn agora considera ser "a sua casa" e que nunca conhecera enquanto crescia.

As gravações iniciais vão decorrer entre janeiro e março, sendo que o grupo pretende regressar à cidade da Praia em abril para a Atlantic Music Expo 2019.

Tópicos
pub