Nuno Júdice vence prémio literário Sá de Miranda lançado pela Câmara de Amares

| Cultura

O escritor Nuno Júdice, com o livro "O Mito de Europa", é o vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda, instituído pela Câmara de Amares, anunciou hoje o município.

O prémio, no valor de 7.500 euros, será entregue em 26 de outubro, na Casa da Tapada, na freguesia de Fiscal, onde Sá de Miranda nasceu.

O momento servirá também para uma homenagem ao professor e historiador amarense Agostinho Domingues.

O júri do concurso, que avaliou um total de 167 obras, foi composto por Sérgio Guimarães de Sousa, professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e por Otília Pires Martins, professora associada com agregação do Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro.

Integrou ainda o júri o vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara de Amares, Isidro Araújo.

O prémio, atribuído de dois em dois anos, contempla a modalidade de poesia e destina-se a autores de língua portuguesa, sendo admitidas a concurso obras editadas em livro e cuja primeira edição tenha ocorrido durante os dois anos civis anteriores àquele a que se refere o concurso.

As obras têm de ser escritas em língua portuguesa.

Tópicos:

Câa Aes Aes, Letras, Otília Pires,

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.