Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Ó Galeria expõe arquivo visual Herchive sobre artistas mulheres

por Lusa

Quatro ilustradoras portuguesas criaram um arquivo digital, o Herchive, dedicado "a artistas mulheres e pessoas não binárias", para melhor entender a História da Arte, e apresentam-se agora na primeira exposição coletiva.

A exposição é inaugurada no sábado na Ó Galeria, em Lisboa, e apresenta ilustrações que as quatro criadoras, e várias ilustradoras convidadas, fizeram ao longo das últimas semanas, em torno de mulheres artistas de todo o mundo.

"Criámos o arquivo porque sentíamos que havia uma falha de conhecimento do que é ser uma mulher artista. E quando começámos a pesquisar deparámo-nos com uma realidade imensa e confirmámos o que pensávamos", explicou Bárbara Fonseca à agência Lusa.

Defendendo que "é preciso criar uma nova história da arte", mais inclusiva, Bárbara Fonseca considera que começa a haver mais espaço para projetos como o Herchive e "o público está mais recetivo, uma maturidade diferente", em relação às mulheres.

O Herchive foi oficializado em março de 2019, com curadoria de Bárbara Fonseca, Inês Costa, Marta Duarte Dias e Patricia Mafra, quatro ilustradoras portuguesas que se conheceram em Berlim.

O Herchive começou por ser um arquivo de ilustração numa página na rede social Instagram, na qual partilharam semanalmente uma ilustração inédita sobre uma mulher artista, de qualquer época, movimento ou diciplina artística.

Todas as semanas foram surgindo retratos, por exemplo, da artista filipina Anita Magsaysay-Ho, da pintora sueca Hilma af Klint, da fotógrafa inglesa Anna Atkins, da arquiteta afro-americana Norma Sklarek.

É esse trabalho que passa agora para uma exposição coletiva na Ó Galeria, onde ficará patente até 13 de março.

Além das quatro fundadoras do Herchive, a exposição contará ainda com trabalhos das artistas Carolina Búzio e Margarida Mouta (Portugal), Maria Victoria Rodriguez (Argentina) e Elena Resko (Itália).

As curadoras irão ainda editar este primeiro ano de trabalho do Herchive em livro, em edição de autor.

Bárbara Fonseca explicou que o Herchive é um projeto em aberto, porque o panorama artístico a explorar é quase infindável.

"Fomos desenvolvendo isto por objetivos; criar o projeto no Instagram, incluir artistas convidadas, fazer a exposição, depois o livro. Não quisemos acrescentar demasiado stress ao projeto e vamos fazendo à medida que conseguirmos alcançar cada uma das etapas", disse.

Bárbara Fonseca, Inês Costa, Marta Duarte Dias e Patricia Mafra têm entre 30 e 35 anos e atualmente vivem e trabalham entre Berlim e Nova Iorque, na área do design e da ilustração.

 

Tópicos
pub