Omar Souleyman e Sensible Soccers presentes no novo "Gaia Todo Um Mundo" em junho

por Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 22 mai (Lusa) - O sírio Omar Souleyman e os portugueses Sensible Soccers são alguns dos artistas que vão passar pelos palcos do "Gaia Todo Um Mundo", fórum internacional apresentado hoje e que decorre de 15 a 18 de junho.

No ano de arranque de um evento que junta pensamento, música, arte urbana, marionetas e dança, Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, vai dedicar quatro dias à discussão do tema "Desenvolvimento Sustentável - Alterações Climáticas".

De acordo com a apresentação feita pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e por uma das responsáveis da organização, Ana Carvalho, a ideia passa por juntar pensadores, ativistas e artistas, aproximando-os do público, mas sem descurar a população local.

"O objetivo passa pela criação de públicos, mas pretendemos que os autóctones, que carregam em si a parte identitária do território, façam parte do evento. Queremos uma simbiose o mais perfeita possível entre o turismo e o contexto local", disse o autarca, frisando que a iniciativa surge no âmbito da nova marca do concelho apresentada há cerca de um ano.

Marcado para 15, 16, 17 e 18 de junho, este fórum internacional vai decorrer no centro histórico de Gaia, em ruas, largos e armazéns, mas tendo como epicentro o Convento Corpus Christi.

À margem da apresentação Eduardo Vítor Rodrigues revelou que o evento custará cerca de 160 mil euros à autarquia e que "se pretende que ganhe regularidade".

"Atualmente temos mais de um milhão de pessoas a visitar as caves do Vinho do Porto. Queremos levar os turistas a conhecer outros locais, nomeadamente a parte alta da cidade, mas também reavivar a função cosmopolita do centro histórico", descreveu o presidente da Câmara.

Esta tarde foram revelados alguns dos nomes do "cartaz musical", sendo que ao sírio Omar Souleyman e os portugueses Sensible Soccers, somam-se Bitori (Cabo Verde), Bonga (Angola) e Sauda Á Group (França), entre outros.

No campo do "Pensar" foi destacada a presença de Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente, e de Geoffrey Lean, anunciado como o primeiro jornalista a escrever sobre a área ambiental.

Já na arte urbana, estão confirmadas intervenções de Andreco, Pastel, Isaac Cordal, Pascal Ferreira e Miguel Januário, tendo Ana Carvalho revelado que aos artistas foi pedido que "os trabalhos refletissem o tema do evento deixando marca no território".

Somam-se as áreas da dança e a rota das marionetas, esta última mais direcionada às famílias, um encontro de coros, baile de encerramento com a comunidade e tributo à memória local e zona de petiscos.

A organização do "Gaia Todo Um Mundo" fala em mais de 20 nacionalidades dos cinco continentes distribuídas por 72 ações.

Tópicos
pub