Palácio de Mafra e Bom Jesus são património Mundial da UNESCO

por Antena 1

O conjunto composto pelo Palácio de Mafra, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada recebeu este domingo a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO, na reunião que decorre em Baku, no Azerbaijão, até ao dia 10.

O monumento português fez parte das 36 indicações para inscrição na lista da Unesco.

Em declarações à Antena 1, desde Baku, o presidente da câmara de Mafra, Hélder Sousa Silva, diz que classificação vai levar mais turistas estrangeiros ao concelho e acredita que a partir de agora este património passa a ser uma prioridade nacional.

O presidente da câmara de Mafra a dizer que há um antes e um depois da classificação da Unesco.

O palácio de Mafra foi aprovado com o carimbo de património mundial da Unesco, com o apoio do Brasil, da Tunísia e da China, tal como outros Estados que fazem parte deste comité.

Angola e Indonésia, apoiaram mas com recomendações para a conservação e um estudo cartográfico deste complexo monumental.

O Santuário do Bom Jesus, em Braga, também recebeu a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO.

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, ficou naturalmente satisfeito e diz que agora há uma responsabilidade acrescida.

###

Tal como a de Mafra a candidatura do Santuário do Bom Jesus, suscitou algumas questões ao Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios que faz a apreciação das candidaturas, no que diz respeito à autenticidade e integridade deste monumento, assim como a preservação e prevenção de acidentes, como possíveis incêndios à volta do complexo religioso mas a proposta acabou por ser aprovada.
pub