Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pinturas rupestres do Namibe classificadas por Angola

por Lusa
DR

Nove conjuntos de pinturas rupestres na província angolana do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de proteção e valorização, segundo um decreto executivo do ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

São classificadas por esta via as Estações de Hai, Kenguerera 1, Kenguerera II, Lumbundjo, Majole, Vihalo 1, Vihalo II, Onkaka e Manacombo, situadas em Caraculo, Município da Bibala, na província do Namibe.

O diploma realça a relevância destas pinturas "para o aprofundamento da História de Angola", já que atestam a remota ocupação do território "e os seus múltiplos contextos e indícios estão ligados à cultura material e imaterial dos povos que as produziram ao longo dos tempos".

Um  outro decreto executivo classifica como património cultural imaterial nacional, os Bakama-Zindunga na província de Cabinda, no domínio das manifestações culturais.

Os Bakama-Zindunga são "uma das mais ricas manifestações culturais" do país e transportam  elementos endogénicos da nossa cultura material e espiritual, comportando rituais, festas e simbologias cheios de significados e com origens bastante antigas", refere o diploma.

O ministério da Cultura angolano aprovou também a classificação como património histórico-cultural da Igreja Metodista Unida Maria Madalena, no município do Cazenga, província de Luanda, que "jogou um importante papel na emancipação da consciência nacionalista do povo angolano"

O edifício faz também parte "da memória da população de Luanda e particularmente do Cazenga, pela sua vocação nos domínios da educação e da assistência social".

 

 

Tópicos
pub