Poeta Fernando Guimarães é o vencedor da Grande Prémio de Literatura dst 2020

por Lusa

O poeta e ensaísta Fernando Guimarães é o vencedor da edição comemorativa dos 25 anos do Grande Prémio de Literatura dst, pela sua obra "Junto à Pedra", adiantou hoje à Lusa a organização deste galardão.

A organização, a cargo da construtora bracarense dst, explica que a obra lançada em 2019 reuniu a unanimidade do júri, composto pelos escritores, ensaístas e professores Vítor Manuel de Aguiar e Silva, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa, "pelo brilho de uma construção poética semântica e formalmente airosa, renovado na sua matriz clássica e nos percursos `ídeo-sensíveis` já revelados ao longo de uma bibliografia deveras singular".

Em ano de "bodas de prata", o galardão tem o valor pecuniário de 25 mil euros mas, "face à evolução da situação de pandemia", a data da cerimónia de entrega não está ainda definida.

O galardão anual, com distinções alternadas nas modalidades de prosa e poesia, já distinguiu autores como Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre, Mário Cláudio, Daniel Jonas e Lídia Jorge.

Tópicos
pub