Quatro organizações portuguesas selecionadas para plataforma europeia Voices of Culture

por Lusa

Quatro organizações portuguesas então entre as 46 selecionadas, dos vários países da União Europeia, para participarem na plataforma Voices of Culture, de diálogo entre o setor da Cultura e a Comissão Europeia, foi hoje anunciado.

De acordo com informação disponibilizada hoje no `site` oficial da Voices of Culture (Vozes da Cultura), a Ação Cooperativista, a Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP), o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE) e a fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) estão entre as "46 organizações participantes no diálogo estruturado sobre `Estatuto e Condições de Trabalho de Artistas e Profissionais da Cultura e da Criatividade` com a Comissão Europeia".

A Ação Cooperativista, num comunicado hoje divulgado, refere que as 46 organizações "vão trabalhar em conjunto para redigir um relatório comum, a ser apresentado à Comissão Europeia no âmbito do `Dialogue Meeting`".

Segundo este grupo, está previsto que a apresentação seja presencial, em Bruxelas, a 29 de junho, "mas poderá ser `online` se necessário".

"Entre as temáticas em análise estão: `rendimento` para os profissionais da artes, cultura e criatividade; `estatuto` do artista; mobilidade para os artistas e outros profissionais da cultura e da criatividade; liberdade artística e liberdade de expressão`", refere aquele grupo informal português, que surgiu em contexto de pandemia.

Tópicos
pub