Realizador Barry Jenkins vai adaptar livro "Underground Railroad" para a Amazon

por Lusa

O realizador Barry Jenkins, responsável por "Moonlight", vencedor do Óscar de Melhor Filme, vai adaptar o livro "The Underground Railroad", de Colson Whitehead, a uma série limitada para a Amazon, foi hoje revelado.

O livro de Whitehead, sobre uma ferrovia subterrânea secreta nos Estados Unidos do século XIX, que permite aos escravos fugirem para locais seguros distantes dos seus captores, foi um dos destaques da crítica internacional no ano passado, tendo vencido o National Book Award para melhor romance, com edição prevista para este ano em Portugal pela Alfaguara (ainda sem título em português).

De acordo com a publicação especializada Variety, Jenkins vai escrever e realizar a série.

Na rede social Twitter, Whitehead mostrou-se "entusiasmado, obviamente" e, por entre agradecimentos aos fãs, disse, em jeito de graça, que o ator Walton Goggins "devia interpretar todos os brancos no livro, ao estilo Eddie Murphy".

O New York Times escreve que não é claro quando é que a série poderá estar pronta ou quantos episódios serão realizados, realçando que ainda não foi aprovada a produção, embora "a natureza de elevado reconhecimento do título e das figuras envolvidas deverão tornar isso provável".

Numa declaração citada pela Variety, Jenkins afirmou que Colson Whitehead "sempre desafiou as convenções, o que não é diferente em `The Underground Railroad`".

"É um trabalho de vanguarda que respeita a história da nossa nação, ao mesmo tempo que usa o formato para a explorar de uma maneira pensada e original. Preservar o alcance de uma história como esta requer um pensamento inovador e arrojado, e na Amazon encontrámos um parceiro cuja devoção ao contar de uma história e à liberdade da forma está completamente em linha com a nossa visão", afirmou o realizador.

A Amazon tem vindo a reforçar a sua aposta no setor audiovisual, tendo vencido os seus primeiros Óscares com os prémios que foram atribuídos este ano a Kenneth Lonergan e a Casey Affleck por "Manchester by the Sea", filme produzido pela empresa de Jeff Bezos.

Tópicos
pub