Rua da Madeira, no Porto, recebe animação do `Locomotiva` a partir de quarta-feira

por Lusa

Porto, 14 abr (Lusa) -- A programação cultural resultante de uma convocatória aberta lançada para a rua da Madeira pelo projeto Locomotiva, uma iniciativa da empresa municipal Porto Lazer, começa na quarta-feira e prolonga-se até 10 de maio, foi hoje anunciado.

Das "39 respostas nacionais e estrangeiras" ao apelo lançado à criatividade para uma programação que se conjugasse "com a rotina diária" daquela zona envolvente à estação de São Bento, de forma vivenciar o espaço", foram selecionadas quatro propostas, cada uma premiada com sete mil euros para ser concretizada, informou fonte oficial do projeto.

A mesma fonte indica que a primeira semana desta Convocatória Aberta, denominada Espigulhar, se realiza de 15 a 19 de abril, levando arruadas, bailaricos, oficinas de música, oficinas plásticas, raides fotográficas, visitas guiadas e conversas à Rua da Madeira.

"Da autoria de Talkie-Walkie com Ana Bragança, Raul Pereira, Ricardo Baptista e António Serginho, Espigulhar explora a ligação e os laços anglo-saxónicos com a cidade do Porto", acrescenta a fonte oficial do Locomotiva, para quem este mês de "programação aberta" funciona "um pouco" como "metáfora de todo o projecto Locomotiva no que diz respeito à ligação à comunidade.

"Finos como um alho", uma oficina plástica dedicada especialmente a escolas, é o primeiro momento da iniciativa, estando agendada para quarta, quinta e sexta-feira.

A intenção é que, das 10:00 às 12:00, as crianças se transformam em exploradores urbanos, partindo "da Rua da Madeira numa visita aos locais cheios de história que a rodeiam" para, no fim, desenharem o que viram num grande mapa coletivo.

À tarde, entre as 14:30 e as 16:30, as escolas são convidadas a participar numa "oficina musical volante", chamada "Para os Espigadotes", que pretende levar as crianças a criar, durante o percurso, "uma peça musical coletiva".

No sábado, entre as 18:00 e as 20:00, o historiador Germano Silva vai fazer uma visita guiada que tem como mote a personagem de Alfonso Martins Alho e a ligação de Inglaterra com o Porto, numa ação limitada às primeiras 30 pessoas a aparecerem no Largo da Estação.

A fotografia e a rede social instagram estão em destaque no domingo, com o monitor Kitato (Luís Octávio Costa) que guiará um grupo de fotógrafos que apenas usam os seus smartphones (das 10:00 às 13:00).

Da parte da tarde, o sociólogo João Teixeira conversa sobre a Comunidade de Bangladesh do Porto, das 17:00 às 19:00, no Largo da Estação.

No mesmo horário a música e a gastronomia do Bangladesh reúnem-se na Rua da Madeira numa iniciativa que "pretende envolver a maior comunidade estrangeira da zona de São Bento, chamando os vizinhos bengalis do bairro ao novo largo, numa festa aberta a todos".

 

 

Tópicos
pub