Teixeira de Pascoaes: Legado discutido em congresso

| Cultura
Teixeira de Pascoaes: Legado discutido em congresso

A ver: Teixeira de Pascoaes: Legado discutido em congresso

Amarante acolhe de 27 a 31 de março o III Congresso Internacional Teixeira de Pascoaes. Quase 40 oradores vindos de Espanha, Itália mas também da Colômbia e Portugal partem da obra de Pascoaes para perceber a arte, o tempo e um mundo de outros dias.
O responsável pela Fundação Gulbenkian é um deles. Guilhereme d´Oliveira Martins lembra que Pascoaes é um dos grandes poetas da língua portuguesa. "Cesariny disse dele que era ainda maior do que Pessoa".

Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão. Comemora os 140 anos do nascimento, e os 65 da morte, de Teixeira de Pascoaes.

O autor de "A Arte de Ser Português", legou uma obra filosófica e literária que rompe com os limites geográficos, dilatando a sua visão e a força do seu espírito pela Eternidade, como firma o autor: "Afinal o que é a Poesia? O desejo que certos homens têm de não morrer. Poesia, Arte, Filosofia, Ciência - mãos de náufragos agarradas a uma tábua."

Um dos mentores do movimento da Renascença Portuguesa, em colaboração com Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão, Afonso Duarte, Raul Proença, António Correia de Oliveira, assumiu a direção da Revista Águia, "que, a partir de Amarante, será o berço de todos os grandes movimentos literários e filosóficos do seculo XX português", diz no Jornal 2 Guilherme d'Oliveira Martins.

Teixeira de Pascoaes inscreve-se no pensamento português, quer através de uma poesia de redenção pelo mais alto, quer pela força de um pensamento que pressente a queda e aspira a uma divindade prometida.

Este terceiro congresso acontece depois de em 2014 Amarante ter organizado uma primeira abordagem à obra do autor com "As Biografias no Pensamento Português dos séculos XIX-XX", por ocasião dos 80 anos da publicação de São Paulo, e de em 2015 ter celebrado o centenário de "A Arte de ser Português".

o Triénio Pascoalino é uma organização do Instituto de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes, em parceria com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Câmara Municipal de Amarante e a Biblioteca Nacional.

Este ano de encerramento do Triénio Pascoalino contará ainda com a publicação de três volumes de ensaios, elaborados a partir do resultado dos congressos, um por cada ano.

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

      Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.