Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Tinta da China edita em março "coleção antiprincesas", de livros para a infância

por Lusa

Lisboa, 23 fev (Lusa) - A artista mexicana Frida Kahlo e a cantora chilena Violeta Parra são duas das "antiprincesas" retratadas numa coleção de livros para a infância, dos argentinos Nadia Fink e Pitu Saá, a editar em março pela Tinta da China.

"Mesmo não tendo superpoderes, as antiprincesas são superpoderosas e sabem que a história é feita de mulheres reais", lê-se na contracapa dos primeiros quatro títulos desta coleção argentina, que são agora traduzidos e editados em Portugal.

Com textos da escritora Nadia Fink e desenhos do ilustrador Pitu Saá, estes são livros informativos "para meninas e meninos"; pequenas biografias sobre pessoas que "não se resignam e lutam para fazer valer aquilo que pensam": Frida Kahlo, Violeta Parra, a escritora brasileira Clarice Lispector e Juana Azurduy, heroína da independência da Bolívia.

Em 2015, em entrevista à BBC, Nadia Fink explicou que o objetivo da coleção para os mais novos é desconstruir estereótipos das mulheres nas histórias tradicionais ou contos de fadas, quase sempre princesas, indefesas, ingénuas ou que precisam de ser salvas por alguém.

No primeiro título, dedicado a Frida Kahlo e que apresenta a coleção, os autores afirmam que as pessoas retratadas são importantes, porque "procuraram compreender o mundo de outra maneira, superar obstáculos e deixar uma obra que está para lá do tempo".

Os livros, de capa mole e com 24 páginas, que combinam ilustração, fotografias e textos curtos, terminam com propostas de atividades para os leitores, em torno de cada uma das biografadas.

A edição portuguesa desta coleção é uma parceria entre a Tinta da China e a EGEAC, empresa municipal de gestão de equipamentos culturais de Lisboa.

De acordo com a editora, o lançamento da coleção antiprincesas está marcado para 08 de março, Dia Internacional da Mulher, numa sessão no Capitólio, em Lisboa, que contará com um debate e a exibição de uma curta-metragem sobre Violeta Parra.

A coleção original argentina, pela editora Chirimbote, já inclui, entretanto, volumes sobre a cantora argentina Gilda e sobre dois homens: o escritor argentino Julio Cortazár e o uruguaio Eduardo Galeano.

Tópicos
pub