Universidade de Coimbra desenvolve estudo de diagnóstico de apneia de sono

| Cultura
Universidade de Coimbra desenvolve estudo de diagnóstico de apneia de sono

A ver: Universidade de Coimbra desenvolve estudo de diagnóstico de apneia de sono

Investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver um estudo que vai permitir fazer um diagnóstico precoce da apneia do sono. A doença aumenta o risco de diabetes e de doenças cardiovasculares.

A apneia obstrutiva do sono é uma das perturbações do sono mais comuns. Os casos que não são tratados e acompanhado correm risco elevado de diabetes, demência e doenças cardiovasculares.

Investigadores da UC estão a desenvolver um kit que vai detetar a doença de uma forma mais rápida e precoce do que os métodos de diagnóstico atuais.

O projeto, que também estuda a relação entre apneia do sono e envelhecimento, arrancou em 2016 e pode estar concluído daqui a três anos.

O estudo é uma parceria do Centro de Neurociencias e Biologia Celular da UC e Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.