Vasco Araújo inaugura exposição "Libertas" com performance inédita no MAAT

por Lusa

Uma nova exposição do artista plástico Vasco Araújo vai ser inaugurada no próximo dia 04 de junho, com uma performance inédita, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

De acordo com o museu, a performance combina uma travessia pelo Tejo de barco, a partir da Estação Fluvial de Belém, com uma marcha pacífica em que se cantará o "Coro dos Escravos" da ópera "Nabucco", de Verdi.

Intitulada "Libertas -- Da condição de pessoa livre", a exposição questiona a ideia de liberdade do ser humano, de quem tem a liberdade de falar, e das fronteiras que existem constantemente entre sociedades, classes, grupos e indivíduos.

Vasco Araújo lançou entretanto um `open call` público a todas as pessoas interessadas, que residam ou não em Lisboa e arredores, às quais propõe uma performance onde cada um venha juntar-se ao grupo e cantar o "Coro dos Escravos" da ópera "Nabucco", de Verdi, na sua versão original, em italiano.

Este trecho musical constitui até hoje um dos hinos contra a opressão, visto que, a Lombardia, em 1842, província italiana do império austro-húngaro, aspirava à liberdade, recorda um texto sobre a exposição/performance.

O grupo irá desembarcar em Belém e realizar o percurso a pé até ao MAAT, numa marcha de protesto, pacífica, a cantar, no dia de inauguração da mostra. Cada participante terá de ir vestido totalmente de branco, com as suas próprias roupas.

De acordo com o MAAT, todas as pessoas interessadas em participar podem increver-se até ao próximo dia 24 de maio, sexta-feira, através do correio eletrónico libertas.maat@gmail.com.

Tópicos
pub