Vinte lojas portuguesas e algumas edições marcam no sábado o Record Store Day

| Cultura

Cerca de duas dezenas de lojas portuguesas associam-se no sábado ao Record Store Day, uma iniciativa internacional criada em 2007 para celebrar e promover a edição discográfica e as lojas de música independente.

A celebração é feita em vários países com edições discográficas raras e especiais, a maioria em vinil, e com uma maior divulgação de um trabalho de proximidade das pequenas lojas de discos com os consumidores.

Em Portugal, a iniciativa tem tido um crescimento gradual desde a primeira edição, em 2008, com a adesão de duas dezenas de lojas, entre as que têm espaço físico e as que operam em digital. Porto Calling, Lucky Lux (Coimbra), Flur (Lisboa), Carbono (Lisboa) e (Symbiose) são algumas aderentes.

Estão previstos ainda alguns lançamentos especiais, como a edição em vinil, limitada a 500 cópias, do primeiro álbum dos A Jigsaw, "Letters from the boatman", pela Rastilho Records, e o vinil de sete polegadas que os Linda Martini editam com os temas "Dez tostões" e "Era uma vez o corpo humano", e que apresentam no sábado ao vivo no Chiado, em Lisboa.

Em Coimbra, no âmbito do Festival Santos da Casa - de um programa da Rádio Universidade de Coimbra - está prevista uma mostra de editoras independentes e uma conversa sobre edição alternativa, com representantes das editoras Lux Records, Omnichord Records, Pataca Discos, Lovers & Lollypops e Rastilho Records.

A nível internacional, o Record Store Day é apadrinhado este ano pela artista-americana St. Vincent e motiva a edição de dezenas de discos, entre raridades e lançamentos especiais.

São os casos de um vinil dos Beatles com os temas "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane", gravados no "Sgt. Pepper`s Lonely Hearts Club Band" (1967), de "Cracked Actor", um triplo álbum com gravações feitas por David Bowie, durante uma digressão em 1974, e de um disco country para crianças, editado por Johhny Cash, em 1975.

O Record Store Day, criado em 2007, teve a primeira edição no ano seguinte, nos Estados Unidos, congregando 200 lojas, um número que aumentou atualmente para 1.600, acompanhando não só a abertura de novas lojas, como também o interesse maior na edição discográfica em vinil.

Tópicos:

Calling Lucky Lux, Johhny Cash, Lonely Hearts Club Band, Lux Records Omnichord Records Pataca Discos Lovers & Lollypops, Record Store Day,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

      Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

        Uma caricatura do mundo em que vivemos.