Viseu será capital europeia do folclore em 2018

por Lusa

Viseu, 07 set (Lusa) -- Viseu será a capital europeia do folclore em 2018, ano em que deverá receber mais de 25 grupos provenientes das principais regiões europeias com tradições de dança e música popular, anunciou hoje a autarquia.

O município viu recentemente aprovada a sua candidatura junto do Comité Internacional da Europeade, que é a organização do maior festival europeu de folclore, cultural e música popular, com sede na Bélgica.

"A organização deste festival em Viseu é um trampolim para a qualificação do nosso folclore e a internacionalização da cidade-região", considerou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

Segundo a autarquia, em 2018, Viseu deverá receber "mais de 25 grupos provenientes das principais regiões europeias com tradições de dança e música popular, num universo de cerca de cinco mil participantes".

Almeida Henriques sublinhou que se trata da "maior manifestação europeia de cultura tradicional".

"Será um forte vitamínico para a nossa identidade e uma oportunidade única de promoção externa", acrescentou.

Na sua programação, o município tem apostado em várias apresentações de grupos locais e regionais de folclore e cultura tradicional.

A candidatura viseense foi aprovada por unanimidade, atendendo a fatores como a dimensão histórica e patrimonial da cidade, as acessibilidades, a capacidade hoteleira e a experiência na organização de grandes eventos.

O primeiro festival da Europeade realizou-se em 1964, em Antuérpia. Em 2015, a organização está entregue a Helsinborg (Suécia) e, em 2016, a Namur (Bélgica).

"O principal objetivo do festival é a salvaguarda e a promoção da identidade e do património cultural imaterial europeu, numa lógica intergeracional", explica a Câmara de Viseu.

O Comité Internacional da Europeade é constituído por representantes da Bélgica (que preside), da Alemanha, da Bulgária, do Chipre, da Espanha, da Estónia, da Finlândia, da França, da Itália, de Portugal, do Reino Unido, da República Checa, da Roménia e da Suíça.

 

 

Tópicos
pub