Benfica recebido na Câmara de Lisboa: acompanhe em direto

por RTP

Depois da consagração e da festa, a receção na Câmara de Lisboa. Os tetracampeões nacionais foram esta segunda-feira recebidos na autarquia da capital pelo autarca Fernando Medina.


19h29: Autocarro abandona Praça do Município

O autocarro do Benfica acaba de abandonar a Praça do Município e dirige-se ao Palácio de Xabregas onde vai jantar. Está terminada a homenagem na Câmara Municipal de Lisboa.

19h21: Jogadores regressam ao autocarro

Depois da festa, o regresso. Os jogadores do Benfica vão já entrando no autocarro do "tetra". A comitiva segue depois para um jantar em Xabregas.

18h51: Benfica apresenta-se na varanda

É o momento alto da homenagem. Os jogadores do Benfica apresentam a taça aos adeptos na varanda dos Paços do Concelho. Clima de festa na Praça do Município.

18h47: Troca de presentes

Segue-se a troca de presentes nos Paços do Concelho. O Benfica oferece a Fernando Medina uma camisola autografada com o número 36 e uma placa comemorativa do 36.º título. A CML ofereceu figuras de Santo António vermelhas à comitiva encarnada. Eliseu teve direito a um presente especial: uma pequena moto, numa referência aos festejos de domingo.



18h41: Luís Filipe Vieira vê "um tetra histórico"

O Presidente dos encarnados começa por sublinhar que este não é um campeonato qualquer: "é um tetra histórico", afirma Luís Filipe Vieira. O dirigente elogia a aposta no desporto em Lisboa e o objetivo da capital em ser capital europeia do desporto.

"O tetra que conquistámos é o resultado de muito trabalho", nomeadamente "dos melhores adeptos do mundo", garante. "O Benfica nasceu grande, cresceu grande e afirma-se cada vez mais grande", diz o Presidente, para quem o Benfica é "uma força da natureza".

"O tetra é o sonho tornado realidade numa época exigência", afirma, antes de elogiar os adversários. "Este tetra já ninguém nos tira", explica Vieira, sublinhando o objetivo da equipa em continuar a ganhar e fazendo referência às modalidades.

Luís Filipe Vieira sublinha o apoio dos adeptos, em Lisboa e nos outros estádios, e "o trabalho profissional de quem foi mais regular, mais competente e mais discreto".

"Viva o Sport Lisboa e Benfica. Viva Lisboa e Viva Portugal", despede-se Vieira. Segue-se um abraço a Fernando Medina, Rui Vitória e Luisão. Canta-se pelo SLB na Praça do Município.



18h31: "O campeão voltou"


O Presidente da Câmara de Lisboa cumprimenta todo o plantel e equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica, bem como os adeptos que "estiveram sempre no apoio à equipa". "É também vosso o mérito desta conquista. Parabéns Benfica!", afirma o autarca.

"O campeão voltou!", lança Medina, uma frase que motiva aplausos da multidão que se encontra do lado de fora da autarquia. Medina considera que esta vitória do Benfica é "o espelho desta ambição da cidade de Lisboa".

O Presidente da Câmara de Lisboa faz uma referência especial a Luisão, sublinhando a sua ligação ao emblema e o facto de estar há 14 anos ao serviço dos encarnados. "Foi uma época inesquecível a do capitão", afirma ainda, comparando a algumas das lendas do Benfica.

"À competência junta a liderança. À entrega alia a experiência", explica ainda, antes de considerar que o jogador benfiquista é
um exemplo para todos.

Fernando Medina passa a fazer referência ao Presidente do Benfica. "Ganhar quatro campeonatos seguidos só é possível (...) com um trabalho profundo, metódico e consistente de toda uma organização", explica, dirigindo-se ao presidente dos encarnados.

O Presidente da Câmara de Lisboa fala também do orgulho que sente nas outras equipas da capital. Faz referência ao Sporting, o que motiva apupos por parte da multidão que se encontra na Praça do Município.

Fernando Medina apresenta o desejo que a festa se repita dentro de duas semanas, dia da final da Taça de Portugal na qual o Benfica vai defrontar o Vitória de Guimarães.

"Parabéns Benfica, Viva o Campeão!", despede-se o presidente da câmara de Lisboa.



18h30: Equipa no salão nobre

A equipa do Benfica está já no salão nobre dos Paços do Concelho onde decorre a receção oficial à equipa do Benfica e será o palco dos discursos do presidente da Câmara de Lisboa e dos representantes do Benfica.

18h21: Autocarro do Benfica chega à CML


O autocarro com os jogadores do Benfica e a taça de campeão nacional chega à Praça do Município. Os adeptos encarnados acolheram a equipa num clima efusivo.

Os jogadores são recebidos pelo Presidente da Câmara de Lisboa e restante equipa e entram na sede da autarquia.


17h36: Centenas de adeptos aguardam equipa

Uma verdadeira moldura humana aguarda já a comitiva encarnada junto à Câmara Municipal. Os adeptos marcam presença com os habituais cachecóis, bandeiras mas também tatuagens de homenagem ao Benfica. Os encarnados devem chegar por volta das 18h00 à Praça do Município.





17h15: Os golos do Benfica

A equipa da Luz conseguiu pela primeira vez ganhar quatro ligas consecutivas. Para chegar ao feito, os encarnados tiveram de passar por inúmeras vicissitudes deixando para trás o rival mais direto: o FC Porto.

A Inês Geraldo recorda o campeonato da equipa de Rui Vitória e os momentos-chave que levaram a equipa da Luz a festejar o tetra.



17h05: Emissão em direto na RTP3

Começa a emissão em direto na RTP3. A emissão tem apresentação de Inês Gonçalves e comentários de Bruno Prata, João Gobern, Toni e do treinador Álvaro Magalhães. Pode acompanhar a emissão em www.rtp.pt ou no separador Direto da app RTP Notícias.

16h50: Benfica recebido na CML

Este sábado, o Benfica alcançou o inédito tetracampeonato que ainda não tinha conquistado em toda a sua história. A equipa da Luz conseguiu pela primeira vez ganhar quatro ligas consecutivas e os adeptos fizeram a festa.

As celebrações continuam esta segunda-feira. Cumprindo-se a tradição, os encarnados são recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o que agora acontece pelo quarto não consecutivo.

A receção está marcada para as 18h00 na autarquia lisboeta e é transmitida em direto na RTP3. A comitiva benfiquista segue depois para um jantar no Palácio de Xabregas.