Em direto: Campeões da Europa trazem a taça para Portugal

por Christopher Marques, Carlos Santos Neves - RTP

O dia depois da vitória, a jornada da festa. Os heróis de Saint-Denis chegaram a Lisboa às 12h40 sob o olhar atento de milhares de portugueses. Apresentaram o troféu aos adeptos e ao Presidente da República. "Eram e são os melhores da Europa. Toda a Europa e todo o Mundo o disse", respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, numa extensa lista de elogios e homenagens que se estendeu a todos os portugueses, às ex-colónias, jogadores e equipa técnica. A festa seguiu depois para a Alameda.

18h00: Jogadores regressam a casa

Não há palavras para as últimas 24 horas. Portugal venceu o campeonato da Europa de futebol e os portugueses entraram em festa. Em Saint-Denis, em Marcoussis, em Portugal e por todo o mundo, a festa começou logo no domingo. Esta segunda-feira, Lisboa foi o palco dos festejos.

Os jogadores deixam agora para trás a Cidade do Futebol e uma participação histórica no Europeu. A RTP da também por concluído o acompanhamento ao minuto dos festejos deste Portugal, campeão europeu 2016. Parabéns seleção!

17h30: O Grito de Ronaldo

Ainda na Alameda, Cristiano Ronaldo teve tempo para o tradicional grito de guerra. O madeirense pegou no microfone e agradeceu o apoio dos portugueses.

O capitão da seleção nacional terminou a intervenção com o seu tradicional grito de guerra antes de cantar com os colegas.



17h20: Depois da festa na Alameda, os autocarros da seleção nacional seguiram rumo a Oeiras. A equipa vai chegar a qualquer momento à Cidade do Futebol.

16h56: Jogadores e milhares de adeptos cantam o hino a uma só voz

A uma só voz, em euforia. O hino nacional foi esta segunda-feira entoado por milhares de vozes na Alameda D. Afonso Henriques. Depois de terem sido recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa, a tarde é dedicada aos adeptos portugueses.


16h40: "E a vitória de Portugal"

Milhares de portugueses receberam a seleção nacional na Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa. O selecionador Fernando Santos afirmou que esta é uma vitória de Portugal e agradeceu aos jogadores e ao povo português.


16h19: A seleção nacional acaba de chegar à zona da Alameda D. Afonso Henriques.
Euforia e emoção em Lisboa onde milhares de portugueses recebem a equipa das Quinas. A festa é imensa. Jogadores e milhares de adeptos juntaram-se para cantar o hino nacional.


15H30: Centenas cantam o hino em Belém


Depois da receção à seleção no palácio presidencial, centenas de adeptos cantaram "A Portuguesa" juntamente com a seleção e as entidades oficiais.

14h41 - Marcelo à seleção: "Eram e são os melhores"

Marcelo Rebelo de Sousa começou o discurso com um “boa tarde campeões. Boa tarde campeões da Europa”.

O Presidente da República fez uma homenagem aos jogadores e aos emigrantes, elogiando ainda o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e agradecendo ao “campeão” e “líder Fernando Santos, um homem de fé”.

Marcelo elogiou a “liderança tão inteligente, tão serena, tão calma, tão resistente, tão persistente, nunca tendo medo de nada”. O chefe de Estado dirigiu-se depois aos jogadores “campeões”.

"Eram e são os melhores"

“Muita gente, ao longo deste mês disse que eles são bons mas têm sorte. Está provado que não há acaso, nem sorte, nem uma equipa banal ou que não fosse a melhor”

“Eram e são os melhores da Europa e toda a Europa e todo o Mundo o disse”, afirmou o Presidente. O chefe de Estado elogiou a equipa no seu todo, recordando que “é tão importante um golo marcado com um toque de calcanhar genial como é a defesa de um penalti que permite a passagem”.

Mensagem aos emigrantes

Marcelo Rebelo de Sousa afirma ainda que os jogadores “lembraram-se daquilo que podiam fazer pelo orgulho de ser português” e pela comunidade emigrante. “Os que foram há cinquenta anos e dormiam no chão ou nos bidonville e que chegaram onde chegaram e estiveram convosco e que hoje entram nos empregos e dizem:

“Nós não somos só cidadãos de primeira porque vem na lei do país amigo que é a França. Nós somos porque somos tão bons ou melhores que vocês”. As palavras de apreço dirigiram-se ainda a todos os portugueses, ali representados por um jovem de apenas sete anos. Marcelo agradeceu ainda o apoio vindo das ex-colónias.

"Condecoração feita de orgulho e gratidão"

O discurso de Marcelo foi feito antes de serem entregues os alvarás de condecoração da Ordem de Mérito que será para todos os jogadores. O Presidente realçou que esta não é a maior condecoração e que a maior já lhes foi dada pelo povo português.

“Uma condecoração feita de orgulho e gratidão. Orgulho por aquilo que fizestes durante mais de um mês por Portugal. Gratidão porque o dia de hoje não é igual. (…) A diferença foi o vosso exemplo”, afiançou o chefe de Estado.

“A diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal. Viva Portugal. Viva Portugal”, conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

14h35: Fernando Gomes agradece apoio incondicional

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol agradeceu o apoio incondicional que a equipa teve da parte do Presidente da República e do Governo. Deixou uma palavra de apreço aos adeptos, em especial aos emigrantes em Marcoussis que acompanharam a equipa.

Fernando Gomes lembra que esta foi uma caminhada difícil, mas que foi conseguida. Revela que, desde início, o grupo tinha a convicção e a fé de que seria possível fazer algo positivo e pioneiro.


14h18: Seleção nacional chega ao Palácio de Belém

Foi um trajeto demorado, alimentado pelo apoio nacional, mas a seleção lá acabou por chegar a Belém. Durante o percurso, o apoio à equipa das Quinas foi constante. Os jogadores e a equipa técnica são recebidos pelo chefe de Estado.

13h56: Marquês prepara-se para a festa

A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, começou já a encher-se de pessoas que aguardam a chegada da seleção nacional e prometem seguir o autocarro com os jogadores até à Alameda.

A agência Lusa dá conta de que o relvado que contorna a rotunda do Marquês de Pombal começa a não ter espaço para se sentarem as pessoas que procuram o melhor lugar para ver passar o autocarro da seleção.

13h42: Autocarros seguem a caminho de Belém

Os autocarros da seleção nacional continuam a caminho de Belém onde são esperados por milhares de pessoas. Reveja os primeiros minutos deste percurso.


13h39: Os momentos da chegada da seleção ao aeroporto

O avião chegou às 12h40 e seguiu-se a festa no aeroporto. Reveja os principais momentos dos primeiros minutos da seleção em solo português.


13h25: Euro2016: Seleção portuguesa recebida em euforia à chegada a Lisboa

A seleção portuguesa de futebol foi hoje recebida em euforia por milhares de pessoas no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O avião, que foi escoltado por dois aviões da Força Aérea Portuguesa desde a entrada em território português, aterrou em Lisboa às 12:40, tendo passado por um improvisado 'arco do triunfo', formado por dois jatos de água com as duas cores principais da bandeira nacional.

Cristiano Ronaldo, 'capitão' e figura maior da seleção (mesmo tendo sido substituído aos 25 minutos no jogo da final, devido a lesão), foi o primeiro a sair, seguido do selecionador Fernando Santos, segurando ambos a taça de campeão da Europa conquistada em França.

O troféu foi depois entregue a Nani, passando de mão em mão pelos restantes jogadores, à medida que saiam do avião e entravam nos autocarros panorâmicos que vão levar a comitiva até ao Palácio de Belém, onde os seus elementos serão recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ao som da música 'We Are The Champions', dos Queen, os dois autocarros saíram em ritmo lento do aeroporto lisboeta, saudados por milhares de adeptos da equipa nacional, em direção a Belém, onde os esperam mais algumas centenas de pessoas, bem como ao longo de todo o percurso.


13h09: O Troféu chega a Lisboa

Cristiano Ronaldo e Fernando Santos foram os primeiros a sair do avião que trouxe a seleção nacional de Paris. Ergueram a Taça para dezenas de pessoas, funcionários do aeroporto, que receberam a equipa ainda no interior do aeroporto de Lisboa.


12h55: CM Lisboa dá tolerância de ponto

A Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai dar esta tarde tolerância de ponto aos trabalhadores da autarquia na sequência da vitória da seleção portuguesa de futebol no Euro2016.

"Considerando que a vitória de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol constitui um momento único de celebração de todos os portugueses, concedo aos trabalhadores do município de Lisboa tolerância de ponto, na tarde do dia 11 de julho, para se poderem associar à homenagem à nossa seleção na cidade de Lisboa", refere o despacho assinado pelo presidente da autarquia, Fernando Medina

12h40: Avião da seleção aterra em Lisboa

O avião acabou de aterrar no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. À entrada do aeroporto há centenas de adeptos à espera dos jogadores.

O avião foi escoltado por dois caças F-16 da Força Aérea. As duas aeronaves intercetaram o Boeing 737-400 à entrada do espaço aéreo português e escoltaram-no até aterrar no aeroporto Humberto Delgado, disse à Lusa o porta-voz da Força Aérea Portuguesa.

"Aproveitámos uma missão de treino no sentido de congratularmos a seleção", disse a mesma fonte.

Os caças F-16 regressaram em seguida à Base Aérea de Monte Real, Leiria, de onde tinham partido esta manhã para um exercício de treino.



12h34: Ronaldo, o adjunto de Fernando Santos na final

Nos últimos instantes da final do Campeonato da Europa, Cristiano Ronaldo, lesionado, não se cansou de gritar para o terreno de jogo.

A par do selecionador, que ia pedindo calma. Mas o astro português não podia já conter a emoção. Imagens que marcam para ver neste vídeo:


12h29: "O Essencial" com a seleção nacional

É também de verde e vermelho que se veste hoje a newsletter da RTP. Aproveite os minutos que faltam para a chegada do avião da seleção para ler “O Essencial” e recordar os principais momentos da louca noite de domingo e desta manhã.



12h17: Aterragem prevista para as 12h42

O avião que transporta a seleção nacional já entrou em espaço aéreo nacional. Deve aterrar em Lisboa às 12h42.
 


11h48: Onde se vai fazer a festa da seleção?

A seleção nacional está praticamente a chegar a Lisboa. E será na Alameda que os jogadores serão recebidos. Apresentamos-lhe aqui o trajeto da seleção.




11h26: aeroporto repleto

Com o avião que transporta os campeões da Europa cada vez mais perto, a massa de adeptos concentrada no Aeroporto Humberto Delgado continuava a crescer.


11h10: ser grande

É já uma imagem que marca o pós-final do Campeonato da Europa: o momento em que uma criança vestida com as cores de Portugal consola um adepto francês que chora.

No Twitter, a Euronews escreveu que "esta é a razão por que Portugal mereceu ganhar o Euro2016".


11h00: Belém clarifica

A condecoração da equipa pela mão de Marcelo Rebelo de Sousa terá lugar dentro de alguns dias e não hoje, adiantou fonte da Presidência da República, citada pela Lusa.

O Chefe de Estado anunciou no domingo a intenção de condecorar a seleção portuguesa de futebol com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

Mantém-se a receção desta segunda-feira aos jogadores no Palácio de Belém.

10h49: o autocarro dos campeões

Também a PSP recorreu às redes sociais para mostrar o autocarro que vai transportar os campeões europeus pelas ruas da capital.



10h46: A taça a bordo

A Federação Portuguesa de Futebol partilhou este momento no Facebook.



10h40: à espera dos campeões no aeroporto de Lisboa

A meio da manhã, os adeptos portugueses começavam já a cerrar fileiras no Aeroporto Humberto Delgado para receber a seleção, como testemunhou a Margarida Neves de Sousa.


10h37: Timor foi de novo Portugal

E em Díli? O jogo durou até ao nascer do Sol sobre o solo de Timor-Leste. E quando o dia rompeu eram já milhares os timorenses que festejavam a vitória de Portugal.

António Sampaio - Antena 1

10h27: ícone de Paris fechado

A Torre Eiffel está esta manhã encerrada ao público, na sequência de incidentes, na última noite, entre adeptos e forças de segurança, noticia a agência France Presse.

A polícia francesa deteve perto de 40 pessoas.

10h00: o filme do triunfo

Só para recordar. O único golo da final do Campeonato da Europa, aquele que valeu o título e cobriu de gelo os franceses, foi assinado por Éder na segunda metade do prolongamento.

Veja ou reveja aqui o resumo do jogo. Em cinco minutos.

João Miguel Nunes - RTP

Ainda a propósito de memória. Recuperamos um trabalho assinado no final de junho pelo jornalista da Antena 1 Horácio Antunes sobre a carreira futebolística de Éder, o jogador que "marcava golos e ganhava costeletas".
 

9h42: a caminho

O autocarro que transporta a comitiva portuguesa chega ao aeroporto de Orly, em Paris.

A chegada da seleção a Lisboa está prevista para o início da tarde, pouco depois das 12h00.

Mário Antunes - Antena 1

9h10: uma taça erguida em Marcoussis

Às portas daquele que foi o quartel-general da comitiva portuguesa durante o Europeu de futebol, os adeptos têm a merecida homenagem. Pouco antes de se despedirem de França, os jogadores, encabeçados pelo capitão Cristiano Ronaldo, levam a taça até aos emigrantes.


É um "momento alto" - mais um, depois de uma longa noite de festa -, como se ouve na reportagem da RTP em Marcoussis.


9h00: Portugal, o país dos campeões

Foi uma noite de emoção à flor da pele. Em Portugal. Em França. Em cada recanto do mundo onde se pode ouvir a Língua Portuguesa. A Seleção Nacional conquistou em Paris um título há muito perseguido. Fez-se História. Portugal é campeão europeu.

Pedro Tcheigräber - RTP

Cátia Ferraz, Rui Magalhães - RTP

Hélder Marques de Sousa - RTP