Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Évora é meta final da 35ª Volta ao Alentejo em Bicicleta

por Horácio Antunes

Foto: Nuno Veiga - Lusa

Termina este sábado em Évora a 35ª Volta ao Alentejo em Bicicleta. Com os últimos 168,9 quilómetros pela frente, entre Ferreira do Alentejo e Évora, o espanhol Carlos Barbero pode tornar-se, hoje, no primeiro ciclista a vencer duas edições desta corrida alentejana.

Depois de arrancar para a estrada, às 11:50, o pelotão tem 62,8 quilómetros tranquilos até à meta volante do Alvito, rumando a seguir a Alcáçovas, onde está instalado o segundo 'sprint' intermédio da tirada, ao quilómetro 90,4.

Após enfrentarem a única contagem de montanha do dia, uma quarta categoria em Montemor-o-Novo (122,6), os ciclistas prosseguem no sentido de Arraiolos, onde, ao quilómetro 144,6, cruzam a última meta volante da 35.ª edição.

A chegada à Praça do Giraldo, prevista para as 16:01, deverá confirmar o triunfo de Carlos Barbero, o vencedor de 2014, que tem 17 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), e 23 sobre o holandês Jasper De Laat (Metec-TKH).

Em 35 edições da Volta ao Alentejo, nunca nenhum ciclista conseguiu repetir o triunfo, uma particularidade que fazia da corrida portuguesa uma prova única no mundo.
pub