Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Sporting conquista a Taça de Portugal. Acompanhe a festa e as reações

por RTP

O Sporting arrecadou a 17.ª Taça de Portugal do clube após vitória sobre o FC Porto nas grandes penalidades. Acompanhe aqui a festa e as principais reações após o jogo.

00h40 - Fechamos aqui a cobertura da festa do Sporting após a conquista da 17.ª Taça de Portugal.

O clube conquistou o segundo troféu da época após um jogo intenso frente ao FC Porto, que só ficou resolvido no desempate por grandes penalidades. Pode ver aqui o resumo da partida e pode ler também o resumo do jogo.


00h20 - Polícia intervém em Alvalade

Um grupo de adeptos tentou forçar a entrada no relvado e obrigou à intervenção policial.


00h13 - Taça já está no relvado

Todos os jogadores e equipa técnica já estão no relvado do Estádio José Alvalade. Nas bancadas estão cerca de 22 mil adeptos.


23h44 - Jogadores do Sporting chamados ao relvado

Os jogadores do Sporting estão a ser chamados um a um ao palco no Estado José Alvalade. O primeiro a merecer o aplauso dos adeptos é Tiago Ilori, seguindo-se Coates. 

23h26 - Autocarro do Sporting chega ao estádio

O autocarro com os jogadores e equipa técnica já chegou a Alvalade para o início dos festejos junto dos adeptos.

23h24 - Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas

O técnico do FC Porto não quis cumprimentar o presidente do Sporting nos momentos após o final do jogo. Sérgio Conceição recusou fazer comentários ao momento e Frederico Varandas preferiu dar destaque ao que se passou dentro das quatro linhas.


23h21 - Frederico Varandas: "O Sporting foi reerguido"

O presidente do Sporting considera que a vitória de hoje foi a conquista de "muito mais de uma taça". Frederico Varandas considera que os últimos meses do clube "davam para fazer um filme".


22h50 - A festa nas redes sociais

As imagens da festa dos jogadores e equipa técnica chegam às redes sociais do clube.


22h41 - Keizer: "Foi uma grande luta"

O treinador do Sporting destacou a conquista da segunda taça da época para esta equipa. Marcel Keizer reconheceu que foi difícil manter o foco nos penaltis após o empate alcançado pelo FC Porto aos 120 minutos.

O técnico diz que não está pronto para perder jogadores como Bruno Fernandes durante o verão e espera que grande parte da equipa se mantenha. 

22h29 - Fotogaleria do jogo e da festa leonina

Os leões conquistaram o troféu após um jogo de emoções fortes frente ao FC Porto. O jogo terminou empatado e só ficou resolvido nas grandes penalidades. Um ano após os incidentes de Alcochete, o Sporting vinga a derrota no Jamor do ano passado, frente ao Desportivo das Aves, e conquista a segunda taça desta época.



22h22 - Resumo do jogo

Os leões conquistaram o troféu que fecha a época, após derrotarem o FC Porto nas grandes penalidades. Veja aqui o resumo do jogo.


22h17 - Sérgio Conceição: "Injustiça esteve no seu ponto máximo"

O técnico do FC Porto elogia a "alma" e a "crença" da equipa. Desta ainda que a equipa assumiu o controlo durante grande parte do jogo.

Sérgio Conceição sublinha que o FC Porto merecia ter ganho a partida e que a injustiça esteve hoje "no seu ponto máximo".

22h16 - Rogério Alves destaca dedicação dos jogadores

O presidente da Mesa da Assembleia Geral considera que a vitória do Sporting "resgata" a época que terminou no ano passado, precisamente no Jamor.

Rogério Alves sublinha que esta vitória é valiosa para o clube após os vários constrangimentos do último ano.

22h00 - Wendel: "Foi um ano muito difícil"

O médio do Sporting disse que a equipa passou por um ano difícil mas que a união e dedicação levou à conquista de dois títulos.


21h53 - O penálti decisivo. Ouça o relato da Antena 1


Na série de grandes penalidades, Fernando Andrade falhou o sexto pontapé e Luiz Phellype não sucumbiu à pressão, dando a 17.ª Taça de Portugal da história do Sporting.

21h36 - Sérgio Conceição lamenta derrota

Em lágrimas, o treinador do FC Porto não escondeu a desilusão com a derrota frente ao Sporting, falando mesmo de um resultado "cruel", tendo em conta o jogo da equipa.

Sérgio Conceição deixa uma nota otimista e promete aos adeptos que "vão haver mais finais que vamos ganhar".

21h29 - Danilo assume derrota difícil de digerir

O médio do FC Porto disse à RTP que a derrota do FC Porto é difícil de digerir, já que os dragões dominaram o jogo.

Danilo afirmou que houve oportunidades para os dois lados e que a vitória teria sempre de caber a uma das equipas.


21h17 - Mathieu é o melhor jogador em campo

O jogador do Sporting de 35 anos foi distinguido como o melhor em campo.

21h09 - Estádio José Alvalade abre as portas às 22h00

Na página de Facebook, o clube anuncia que a receção à equipa vencedora vai decorrer no estádio, com as portas a abrirem às 22h00.


21h06 - O momento da Taça

Os jogadores receberam o troféu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


20h54 - Jogadores fazem a festa

Luiz Phellype, jogador que marcou o penálti decisivo que deu a Taça de Portugal ao Sporting, falou à RTP sobre o ano difícil que culmina com esta conquista.

Renan, o guarda-redes leonino que defendeu uma grande penalidade num momento fulcral, sublinha que o jogo foi “muito emocional”.

20h30 - Foi um jogo de emoções fortes, com várias reviravoltas ao longo dos 120 minutos e depois, durante a marcação das grandes penalidades. Agora é momento de festa para jogadores do Sporting, que arrecadaram o segundo troféu da época após a conquista da Taça da Liga.

Logo após a vitória, o presidente do clube, Frederico Varandas, não escondeu as lágrimas.