Jornalistas do Jornal de Notícias e Antena 1 foram libertados

por RTP
Tropas turcas patrulham permanentemente as cidades fronteiriças com o Iraque Fehim Demir /EPA

Alfredo Leite, director-adjunto do Jornal de Notícias, e José Manuel Rosendo, da Antena 1, detidos na Turquia por terem entrado numa zona militar proibida, já foram libertados. Os jornalistas encontram-se agora no hotel à espera que a polícia civil lhes entregue uns documentos.

De acordo com Alfredo Leite, os jornalistas foram libertados depois de ouvidos por um juiz. Agora aguardam por uns "papéis em turco", o que julgam ser "uns manuais de boas maneiras, ou seja, aquilo que podemos ou não podemos fazer".

Alfredo Leite e José Manuel Rosendo foram obrigados a assinar uma declaração onde era explicado que desconheciam ter entrado numa zona militar proibida. "Esta manhã fizemos uma reportagem numa aldeia curda próximo da fronteira turca com o Curdistão sírio", explicou Alfredo Leite, adiantando que "a aldeia tinha um soldado à entrada que nos autorizou a passagem. Além de que não havia qualquer sinal a indicar tratar-se de uma zona militar proibida".

Os jornalistas solicitaram ao juiz que os autorizasse a fazer um telefonema para a embaixada portuguesa a pedir um advogado, o que foi recusado.

O motorista e o tradutor dos dois jornalistas, ambos de nacionalidade curda, foram ouvidos durante quatro horas pela polícia.

Segundo explicou aos ouvintes da estação de rádio, os dois repórteres portugueses encontravam-se numa aldeia curda próxima da fronteira turca com o Curdistão sírio, "uma aldeia com cerca de 600 pessoas". Estiveram a falar com os aldeões e crianças e, à saída, foram abordados por "agentes da polícia secreta", que lhes pediram os passaportes.

Depois de examinar os documentos, foi-lhes pedido para entrarem na viatura acompanhados por um dos agentes e seguirem um carro da polícia à civil. Os jornalistas foram transportados para uma prisão do exército em Cizre, cidade junto à fronteira com o Curdistão sírio.
pub