Acordo na PAC "é um bom pacote", avalia Confederação dos Agricultores

por Antena 1

A Confederação dos Agricultores de Portugal congratula-se com o conjunto de verbas aprovadas para Portugal no âmbito do novo pacote da Política Agrícola Comum.

Eduardo Oliveira e Sousa, da CAP, até ficou surpreendido com este resultado nas negociações entre Portugal e a Comissão Europeia, porque estavam previstos cortes e não a manutenção.

Para os agricultores, estas verbas idênticas às dos últimos anos constituem “um bom pacote”.

Os agricultores têm agora de respeitar normas ambientais mais rigorosas, para que possam ter direito à ajuda financeira da Europa.

Estas verbas resultaram de uma maratona negocial que terminou na madrugada desta quarta-feira, no Luxemburgo, e prevê cerca de 387 mil milhões de euros para um período de sete anos.

Em comunicado, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, manifesta-se também satisfeita e considera muito positivo para Portugal o acordo alcançado.

Maria do Céu Antunes sublinha que, face à proposta inicial da Comissão, Portugal obteve condições para uma transição justa, ecológica e ambiental que não deixe ninguém para trás e que garanta o rendimento dos agricultores e um preço justo para quem trabalha a terra.
pub