ASAE apreende milhares de produtos contrafeitos no valor de 4,7 milhões de euros

por RTP
Imagem de arquivo DR

A ASAE avançou ao início da tarde ter realizado uma megaoperação que resultou na apreensão de 187 mil artigos contrafeitos num valor aproximado de cinco milhões de euros.

Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica diz que a operação foi realizada através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, no âmbito das atribuições na área de fiscalização das atividades económicas, designadamente no combate à contrafação desenvolveu.

A operação decorreu nos concelhos de Barcelos e de Vila Nova de Famalicão, no decurso de uma investigação em dois armazéns que estiveram sob vigilância durante uma semana pela suspeita de crime de venda de artigos contrafeitos.

"Como resultado da ação foi instaurado um processo-crime por venda, circulação e ocultação de artigos contrafeitos num valor total da apreensão que ascendeu a cerca de 4,7 milhões de euros".

A ASAE teve que utilizar sete camiões TIR para transportar a mercadoria apreendida, num total de 187 mil artigos variados (têxteis, perfumes, marroquinaria, sapatilhas).

Foram ainda apreendidos 408 euros em numerário e três telemóveis.

Um homem foi detido. Foi entregue ao SEF por se encontrar indocumentado em território nacional, "tendo-lhe sido posteriormente aplicada pela Autoridade Judiciária a medida de coação de apresentações semanais", adianta a ASAE.
pub