Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Atividade económica com agravamento em fevereiro, clima económico melhora em março

por Lusa

A atividade económica registou um "acentuado agravamento" em fevereiro, mas o clima económico melhorou em março, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, o indicador de atividade económica, que sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia, "registou um acentuado agravamento em janeiro e fevereiro, recuando para o valor mais negativo desde junho de 2020".

Por sua vez, o indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, também intensificou em fevereiro a redução observada no mês anterior, recuando para um nível próximo do verificado em julho de 2020.

Em março, o indicador de clima económico aumentou, contrariando a redução observada em fevereiro.

Segundo o INE, "esta evolução ocorreu num contexto de abrandamento dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia covid-19".

De acordo com o INE, em Portugal, a informação disponível para março revela taxas de variação homólogas positivas, após taxas negativas desde o início da pandemia.

"Esta evolução deve-se em grande medida a um efeito base, visto que, pela primeira vez, decorrido um ano, a comparação incide sobre um mês já fortemente afetado pela pandemia (março de 2020)", explica.

Num contexto de abrandamento da pandemia covid-19, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente em março, após ter diminuído no mês anterior, situando-se no nível mais elevado desde abril de 2020.

O indicador de clima económico aumentou em março, contrariando a redução observada no mês anterior.

Em março, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, enquanto o indicador da Construção e Obras Públicas estabilizou.

 

pub