Atividade económica diminui em Março e clima económico estabiliza em Abril (INE)

| Economia

O indicador de atividade económica, disponível até Março, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até Abril, estabilizou, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mais recente síntese económica de conjuntura, o indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em março, "verificando-se uma aceleração da componente de consumo corrente e um abrandamento da componente de consumo duradouro".

Segundo o INE, o indicador de atividade económica recuou para os 2,5 pontos em março (2,6 pontos em fevereiro).

Já o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) estabilizou nos 2,1 pontos em abril.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou, por sua vez, em março, "devido ao maior contributo positivo das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos, enquanto a componente de construção apresentou um contributo positivo menos intenso", sinaliza o INE.

Tópicos:

Fixo FBCF,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à RTP, Graça Machel revela que o grande segredo de Nelson Mandela era fazer sentir a cada pessoa com quem falava que era a mais importante.

No dia em que se assinala o centenário do nascimento de Nelson Mandela, o jornalista António Mateus recorda o legado do histórico líder sul-africano.

Cientistas australianos descobriram uma nova subespécie de cobra. A descoberta acidental veio demonstrar que o animal poderá estar em perigo de extinção.

Um grupo de astrónomos dos Estados Unidos descobriu que Júpiter tem mais 12 luas. O gigante gasoso tem agora 79 satélites naturais.