Atividade económica diminui em Março e clima económico estabiliza em Abril (INE)

| Economia

O indicador de atividade económica, disponível até Março, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até Abril, estabilizou, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mais recente síntese económica de conjuntura, o indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em março, "verificando-se uma aceleração da componente de consumo corrente e um abrandamento da componente de consumo duradouro".

Segundo o INE, o indicador de atividade económica recuou para os 2,5 pontos em março (2,6 pontos em fevereiro).

Já o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) estabilizou nos 2,1 pontos em abril.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou, por sua vez, em março, "devido ao maior contributo positivo das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos, enquanto a componente de construção apresentou um contributo positivo menos intenso", sinaliza o INE.

Tópicos:

Fixo FBCF,

A informação mais vista

+ Em Foco

Neste Manual do Brexit, explicamos em 12 pontos o que está em causa e os cenários que se colocam.

    Rosa Luxemburgo, "uma das melhores cabeças do socialismo internacional", foi assassinada há 100 anos.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.