Atividade económica diminui em Março e clima económico estabiliza em Abril (INE)

| Economia

O indicador de atividade económica, disponível até Março, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até Abril, estabilizou, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mais recente síntese económica de conjuntura, o indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em março, "verificando-se uma aceleração da componente de consumo corrente e um abrandamento da componente de consumo duradouro".

Segundo o INE, o indicador de atividade económica recuou para os 2,5 pontos em março (2,6 pontos em fevereiro).

Já o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) estabilizou nos 2,1 pontos em abril.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou, por sua vez, em março, "devido ao maior contributo positivo das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos, enquanto a componente de construção apresentou um contributo positivo menos intenso", sinaliza o INE.

Tópicos:

Fixo FBCF,

A informação mais vista

+ Em Foco

No 20.º aniversário da Exposição Universal sobre os Oceanos, a Antena 1 e a RTP estiveram à conversa com alguns dos protagonistas do evento.

    Um dos mais conceituados politólogos sul-coreanos revelou à RTP o modo de pensar e agir de Pyongyang.

    Portugal foi oficialmente um país neutro na 2ª guerra Mundial. Mas isso não impediu que quase mil portugueses tivessem sido deportados, feitos prisioneiros ou escravos pelos nazis.

      Uma caricatura do mundo em que vivemos.