Atividade económica diminui em Março e clima económico estabiliza em Abril (INE)

| Economia

O indicador de atividade económica, disponível até Março, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até Abril, estabilizou, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mais recente síntese económica de conjuntura, o indicador quantitativo do consumo privado estabilizou em março, "verificando-se uma aceleração da componente de consumo corrente e um abrandamento da componente de consumo duradouro".

Segundo o INE, o indicador de atividade económica recuou para os 2,5 pontos em março (2,6 pontos em fevereiro).

Já o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) estabilizou nos 2,1 pontos em abril.

O indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) acelerou, por sua vez, em março, "devido ao maior contributo positivo das componentes de material de transporte e máquinas e equipamentos, enquanto a componente de construção apresentou um contributo positivo menos intenso", sinaliza o INE.

Tópicos:

Fixo FBCF,

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.