Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Avaliação de Bruxelas. Portugal entre países com desequilíbrios macroeconómicos

por RTP
“As vulnerabilidades estão relacionadas com uma elevada dívida privada, pública e externa, num contexto de baixo crescimento da produtividade” Reuters

Elevadas dívidas públicas, privada e externa, em “contexto de baixo crescimento da produtividade”, mantêm Portugal num conjunto de seis Estados-membros com “desequilíbrios” macroeconómicos. A avaliação foi divulgada esta segunda-feira pela Comissão Europeia, no âmbito do chamado “pacote da primavera” do semestre europeu de coordenação de políticas económicas e orçamentais.

“Após uma inversão temporária em 2020 devido à crise da covid-19, essas vulnerabilidades retomaram a sua trajetória descendente em 2021”. Contudo, “continuam acima dos níveis pré-pandemia”, estima a Comissão Europeia relativamente a Portugal.

“Os rácios da dívida dos sectores privado e público retomaram as suas tendências descendentes em 2021, mas continuam acima dos níveis pré-pandemia e o primeiro continua a exceder os níveis prudenciais”, avalia Bruxelas, para acrescentar que, “no futuro, espera-se que as dívidas privada, pública e externa continuem a recuar, em virtude do crescimento económico”.
As conclusões de Bruxelas resultam de uma “análise aprofundada” a 12 países em que foram identificados desequilíbrios.
“O saldo da conta corrente tornou-se negativo em 2020 e 2021, principalmente devido ao choque provocado pela pandemia no sector do turismo, enquanto a posição líquida de investimento internacional melhorou consideravelmente já em 2021, mesmo além do seu nível pré-pandemia”, faz notar o Executivo comunitário.

A Comissão refere ainda o recuo do crédito malparado em Portugal e manifesta-se convicta de que “a posição externa também beneficiará diretamente dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência”.

“Foram feitos progressos políticos para resolver os desequilíbrios e uma implementação bem-sucedida do Plano de Recuperação e Resiliência pode ajudar a reduzi-los ainda mais, mas os desafios políticos permanecem”, conclui.
“Análise aprofundada”
A Comissão Europeia considera que em dez dos 12 países sob análise persistem desequilíbrios. Croácia e Irlanda apresentaram progressos suficientes para saírem da lista. Já Chipre, Grécia e Itália mantêm-se no pelotão de Estados com “desequilíbrios excessivos”.

Portugal, Alemanha, França, Espanha, Países Baixos, Roménia e Suécia formam o conjunto de Estados-membros com “desequilíbrios”.A Comissão Europeia recomendou esta segunda-feira que se mantenha em 2023 a suspensão das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento – segundo as quais o rácio da dívida pública sobre o PIB não deve exceder os 60 por cento e o défice deve ser inferior a três por cento. Bruxelas invoca os reflexos da guerra na Ucrânia.

Esta “análise aprofundada” debruça-se sobre o nível de gravidade dos desequilíbrios, a evolução recente a as respostas dos governos. São ainda sopesados os reflexos tidos como relevantes e os impactos transfronteiriços sistémicos.

Só a Finlândia apresenta uma derrapagem das contas públicas acima dos três por cento do PIB.

A Comissão Europeia reafirma que não propõe a abertura de novos procedimentos por défice excessivo na primavera de 2022 dado que “a pandemia da covid-19 continua a ter um extraordinário impacto macroeconómico e orçamental que, juntamente com a atual situação geopolítica, cria uma incerteza excecional, inclusive para a conceção de um caminho detalhado para a política orçamental”.

“Por estes motivos, a Comissão considera que uma decisão sobre se os Estados-membros devem ou não ser submetidos ao procedimento relativo aos défices excessivos não deve ser tomada”.
Limite da dívida “implicaria esforço demasiado exigente”
Quanto aos países-membros com dívidas superiores ao limite do Pacto de Estabilidade e Crescimento, como Portugal, “a Comissão considera, na sua avaliação de todos os fatores relevantes, que o cumprimento do referencial de redução da dívida implicaria um esforço orçamental demasiado exigente, que corre o risco de comprometer o crescimento”.

“Por conseguinte, na opinião da Comissão, o cumprimento do valor de referência de redução da dívida não se justifica nas atuais condições económicas excecionais”.

“O acompanhamento da evolução da dívida e do défice continuará com base nas previsões económicas do outono de 2022 e nos projetos de planos orçamentais de 2023 a apresentar pelos Estados-membros da zona euro até 15 de outubro de 2022. No outono de 2022, a Comissão reavaliará a relevância de propor a abertura de procedimentos por défice excessivo”, remata Bruxelas.

c/ agências

Tópicos
pub