Banco Mundial vai disponibilizar 43,5 milhões de euros para ensino profissional em Moçambique

por Lusa

Maputo, 22 out (Lusa) - O Banco Mundial vai disponibilizar 50 milhões de dólares (43,5 milhões de euros) para o apoio a institutos e centros técnico-profissionais de Moçambique em 2019, anunciou hoje o diretor-geral da Autoridade Nacional de Educação Profissional, Edmundo Jossefa.

"Estamos a falar de 20 instituições de educação profissional, isto é, escolas do ensino técnico e de centros de formação profissional que são tutelados pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social", afirmou Edmundo Jossefa.

A verba será usada a partir de junho do próximo ano e é parte de um envelope financeiro de 90 milhões de dólares (78,4 milhões de euros) prometidos em 2006 pelo Banco Mundial para o processo de requalificação e reapetrechamento do ensino técnico-profissional moçambicano.

"Os institutos devem ser autónomos. Uma instituição de ensino técnico é uma empresa de formação e de educação ao mesmo tempo", declarou Edmundo Jossefa.

A autonomia vai permitir que as instituições de educação profissional tenham a liberdade de definir os critérios de admissão e cursos a ministrar.

Tópicos
pub