BCE confirma fim do programa de compra de dívida

por Lusa
Kai Pfaffenbach - Reuters

O Banco Central Europeu confirmou esta quinta-feira que o seu programa de compra de dívida vai terminar no fim de dezembro. Entretanto, o banco central deixou as taxas de juro inalteradas nos níveis atuais, que são mínimos históricos.

Após a reunião de política monetária de hoje, o Banco Central Europeu indicou em comunicado que a principal taxa de juro de refinanciamento se mantém em 0%, a taxa de facilidade permanente de depósito fica em -0,40% e a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez permanece em 0,25%.

A instituição liderada por Mario Draghi confirmou também que, como foi avançado em junho, o seu programa alargado de compra de ativos, lançado em 2015 para estimular a economia, irá cessar no fim do ano.

Nos últimos quatro anos e meio, quando começou o programa, o BCE injectou 2,6 mil milhões de euros na compra de dívida pública e privada, uma iniciativa inédita para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.

No entanto, a instituição vai renovar "durante um período prolongado" os títulos que cheguem ao fim da sua maturidade, mantendo as condições de financiamento favoráveis para não comprometer a recuperação económica numa altura em que há mais riscos na conjuntura.

Os analistas esperam também ver o banco central rever em baixa as suas previsões macroeconómicas para 2018 e 2019. Em setembro, o banco central previu um crescimento de 2% na zona euro em 2018 e de 1,8% em 2019.
Tópicos
pub