Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

BE quer saber se Governo pretende seguir propostas do regulador sobre os CMEC

por Lusa

Lisboa, 17 jan (Lusa) - O grupo parlamentar do BE questionou hoje o Governo se pretende adotar as medidas propostas pelo regulador em setembro para recuperar mais de 500 milhões de euros pagos à EDP com os custos para a manutenção do equilíbrio contratual (CMEC).

Numa pergunta ao Ministério da Economia, o deputado bloquista Jorge Costa começa por querer saber a razão para ainda não ter sido divulgado o conteúdo do estudo sobre o cálculo do valor final dos CMEC entregue pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ao Governo em setembro.

Desde 01 de julho de 2007, o valor pago pelos consumidores de eletricidade ascendeu a cerca de 2,5 mil milhões de euros, em média cerca de 250 milhões de euros por ano, através do pagamento de duas parcelas (uma fixa e outra de acerto), incluídas na tarifa Uso Global do Sistema, quando no regime anterior (CAE - Contratos de Aquisição de Energia) teria custado menos de 2 mil milhões de euros.

O grupo parlamentar do BE questiona também "que outros cenários e variações submeteu a ERSE ao Governo além dos quatro que divulgou no comunicado de 29 de setembro".

Como solicitado na lei do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), o regulador fez as contas sobre o apoio à produção de 16 centrais hídricas da EDP - o contrato da Central Termoelétrica de Sines termina no fim deste ano - e chegou a um montante de 15,4 milhões de euros por ano a pagar ao produtor (EDP) durante os próximos dez anos, a que acresce uma parcela fixa anual de 67,5 milhões de euros, em que o Governo tem a palavra final.

Tópicos
pub