BEI contratualiza com CGD e Santander Totta empréstimos de 300 ME para financiar PME

por Lusa

O Banco Europeu de Investimento (BEI) contratualizou hoje dois empréstimos de 150 milhões de euros cada com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Santander para facilitar o financiamento de projetos de investimento de pequenas e médias empresas (PME).

Em comunicado, o BEI e a CGD adiantam que o contrato de 150 milhões de euros, hoje assinado, é a primeira tranche de um empréstimo de 300 milhões com o banco público cujo objetivo é "facilitar o financiamento de projetos de investimento de pequena e média dimensão realizados por PME e empresas de média capitalização (`mid-caps`) portuguesas".

"Parte do empréstimo destinar-se-á ainda a apoiar projetos de entidades públicas e de outros promotores em setores como a saúde, a educação e a energia, entre outros, bem como a financiar instalações de serviços públicos", adiantam.

Segundo referem, este empréstimo de 300 milhões de euros "será complementado por um financiamento de igual montante concedido pela CGD e destinado a projetos específicos, elevando-se assim a 600 milhões de euros o financiamento total a ser disponibilizado pela CGD a PME e `mid-caps`."

O empréstimo do BEI assinado hoje com a CGD permitirá, segundo as instituições, o financiamento de projetos individuais de até 12,5 milhões de euros para PME e de até 25 milhões de euros para `mid-caps`, que "beneficiarão de acesso a financiamento de longo prazo em condições favoráveis para os seus investimentos e necessidades de fundo de maneio".

Também hoje o BEI contratualizou um empréstimo de 150 milhões de euros com o Banco Santander Totta (BST) "para proporcionar financiamento às PME, empresas de média capitalização (`mid-caps`) e entidades do setor público em Portugal".

Em comunicado, as duas instituições explicam que esta é "a última tranche de um empréstimo intermediado, no montante total de 500 milhões de euros, concedido ao BST para facilitar o financiamento de projetos de pequena e média dimensão".

"Graças ao empréstimo do BEI, o Banco Santander Totta continuará a apoiar investimentos promovidos sobretudo por PME e empresas `mid-cap`", referem, esclarecendo que o Totta "transferirá para os beneficiários finais as vantagens do financiamento do BEI, tanto em termos de maturidades como de taxas de juro" e que "até 30% do montante do empréstimo poderá ser usado para financiar pequenos projetos realizados por autarquias ou outras entidades do setor público".

Em 2016, o Grupo BEI diz ter concedido um montante de 33.600 milhões de euros que chegou a 300.000 empresas em toda a Europa. Nesse ano, em Portugal, o Grupo BEI assinou contratos de empréstimo no total de 1.780 milhões de euros, incluindo 1.190 milhões de euros que permitiram apoiar mais de 8.200 PME portuguesas.

 

Tópicos
pub